Banner Acima Menu INTERNAS

X JOGOS OLÍMPICOS CMDP II

Após vários dias dedicados à preparação para as últimas provas do 2º bimestre, o momento dos alunos do Colégio Militar Dom Pedro II espairecerem a mente e se divertirem finalmente chegou. Isto porque na manhã da última terça-feira, 30 de junho, eles participaram da abertura do X Jogos Olímpicos que neste ano tem como tema as Unidades Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O momento contou com muitas novidades, dentre elas, a presença da Secretária de Esporte e Lazer, e ex-atleta do vôlei brasileiro, Leila Barros.

Antes mesmo de começar, a tradicional formatura militar já mostrava que seria diferente. Em vez de farda, os alunos vestiam camisetas que remetiam às atividades dos oito grupamentos do CBMDF que suas séries representavam. No meio do pátio, uma pira olímpica pronta para ser acesa pela tocha. E, na plateia, a presenças especiais do Coronel Hamilton Santos, Comandante-Geral da Corporação; do Coronel Costa, Sub Comandante-Geral; do Coronel Dantas, Chefe do DEPCT; do Coronel Athos, Diretor de Ensino e do Senhor. Félix de Lima, presidente da APAM.
Ao toque da corneta, todos colocaram-se em forma, prestaram continência ao Coronel Hamilton e tomaram os seus lugares para que a comandante aluna, Luana Graziela, pedisse permissão para iniciar oficialmente a formatura. Neste momento, o habitual deslocamento militar deu lugar a um jeito diferente de marchar que muito lembrava a famosa "marcha atlética", modalidade olímpica. Em seguida, vários pelotões que representavam os grupamentos desfilaram e posicionaram-se no pátio.
Então o Tenente Coronel André Salgado, comandante do CMDP II, deu as boas vindas e lembrou a todos que “o esporte tem um potencial pedagógico muito significativo, transcende o simples ‘movimento corporal’ levando a aprendizados que serão empregados ao longo da vida, como superação pessoal, autoconhecimento e enfrentamento dos desafios. A prática esportiva exterioriza a emoção, a cultura e a inteligência, e também, desperta os predicados que elevam nossa moral. Ao final, desejou que os alunos do CMDP II possam “levar para a vida o que ensaiaram nas quadras.”
Em seguida, todos puderam presenciar o momento olímpico mais conhecido no mundo todo: o acendimento da pira. Apesar de a tocha olímpica do CMDP II não ter rodado o Planeta, ela teve o seu momento de glória quando a aluna Iausha Montezuma a carregou em estilo de “marcha olímpica”, entregou à Luana Graziela que, junto com Leila Barros, acendeu a pira do X Jogos Olímpicos do CMDP II. A Secretária de Esporte, Leila Barros, fez questão de desejar aos alunos “força e dedicação” nas competições. “Vamos lá, gente! Aproveitem esses dias de jogos, e deem tudo de vocês. Que vença o melhor!”. Suas palavras de motivação se misturaram aos gritos eufóricos dos alunos que mal podiam esperar para começar as partidas.
Antes de finalizar a cerimônia, os alunos fizeram o juramente dos Jogos sob a direção de Victor Taquary, sub comandante aluno. E para encerrar, o Coronel Hamilton, Comandante Geral do CBM, desejou “uma ótima competição a todos” e declarou, oficialmente, a abertura do X Jogos Olímpicos do CMDP II.

Como de costume, os alunos do 3º e do 2º ano do Ensino Médio sempre declaram um disputa acirrada e saudável entre eles. Desta vez, por óbvio, não foi diferente. Gritos de guerra, bandeiras gigantes sendo balançadas, alunos pulando e mostrando que vieram para vencer e serem tidos como os “melhores”.
FONTE: CBMDF

Postar um comentário

0 Comentários