DF TEM MÉDIA DIÁRIA DE 49 FOCOS DE INCÊNDIO

O Distrito Federal registrou em média 49 focos de incêndio por dia em agosto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve 1.229 ocorrências até esta terça-feira (25). As áreas devastadas somam 2.313 hectares, equivalente a cerca de 2,3 mil campos de futebol.
Durante todo o mês de agosto do ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 1321 episódios de incêndio, o que representa, aproximadamente, 42,6 casos por dia. O total de área queimada foi de 3,9 mil hectares no período.
De acordo como tenente-coronel Glauber De La Fuence, a corporação tem atuado de forma mais eficiente do que no ano anterior. Segundo ele, 300 bombeiros estão a postos exclusivamente para o combate de incêndio.
A corporação tem 16 carros-tanques, cinco carros de ação rápida, dois helicópteros e aviões. “A gente mudou a estratégia, que tem permido um atendimento mais rápido. Algumas deficiências foram corrigidas. Por exemplo, aumentamos o número de oficiais que trabalham no gerenciamento e na parte estratégica.”
O tenente ainda alerta para os cuidados que a população deve ter neste período de tempos secos e quentes. “A população tem de prestar atenção para não fazer podas de mato com fogo e não jogar bitucas de cigarros em áreas de vegetação seca.”
Em junho, o DF entrou em estado de emergência ambiental por causa da seca. A medida prevê que os órgãos participantes do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais executem as medidas necessárias para minimizar as ocorrências e os efeitos das queimadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de seca vai de maio a setembro, mas a situação tende a ser mais preocupante em junho, julho e agosto, quando quase não há registros de chuva.
O Inmet estima que o número de focos de incêndio entre agosto e setembro deste ano pode ser maior do que em 2014, devido o fenômemo meteorológico El Niño — capaz de mudar padrões do vento e regimes de chuva.
Nesta terça-feira, 20 incidentes foram contabilizados em toda a capital, segundo os bombeiros. No total foram queimados 216,5 hectares. O dia foi considerado o mais quente e seco do ano, quando os termômetros registraram 32 °C e umidade a 21%.
No período da tarde, um foco de incêndio atingiu o matagal que fica ao lado da Secretaria de Justiça, no Setor de Áreas Isoladas Norte, às margens da Epia Norte. O incêndio começou por volta das 14h.

Fonte: Correio Braziliense