Banner Acima Menu INTERNAS

GAVOP - VOAR, PAIRAR E SALVAR

O Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP) é um orgulho para o CBMDF. A reconstruir parte dessa história é mesmo um desafio. O ano ainda era 1986. O Governo do Distrito Federal centralizava na Seção de Helicópteros da Secretaria de Segurança Pública todas as aeronaves. Os trabalhos eram realizados de forma mista entre Bombeiros Militares, Policiais Militares, Policiais Civis e contratados.

Estudos técnicos realizados na década de 90 motivaram o Governo a descentralizar o Comando dos 3 (três) helicópteros. Em 2001 aconteceu o 1º Curso de Tripulante Operacional (CTOP). Este Curso elevou o Serviço de Resgate Aéreo do CBMDF a excelência. Desde sua criação o CTOP formou tripulantes de Corporações do Rio de Janeiro, Alagoas, Acre, Mato Grosso, Amapá e Pernambuco. 
A Corporação se tornou a primeira Instituição do país a fazer atendimentos com o helicóptero equipado com tecnologia de Tele-Eletrocardiografia Digital Portátil. Com seu uso é possível fazer um diagnóstico preciso e rápido do paciente, ainda no ar, antes de chegar ao hospital.
Em 2009 o SAER passou a ser denominado Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP). Muitas histórias de alegrias e tristezas cercam o cotidiano do Grupamento. “Uma vez veio um Senhor aqui e contou sua história para todos nós. Disse que caiu em uma escalada, próximo a Padre Bernardo (GO). Com fraturas expostas, disse que sentia uma dor insuportável. Quando ouviu o barulho do helicóptero só pensava que estava salvo. Veio aqui agradecer e disse que nos compara a anjos”.
O Comandante-Geral esteve no GAVOP e na oportunidade conversou com os militares do Grupamento, esclareceu dúvidas e ouviu sugestões. Passou o dia despachando na Unidade. O Comandante parabeniza a todos do GAVOP pela excelência dos trabalho realizados.
Fonte: Comando informa Nº 47 - CBMDF

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O primeiro curso de tripulantes operacionais foi em 2002. Antes erma estágios que serviram de laboratório para o curso.
    Sgt Moisés, TOp13.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.