INCÊNDIO ATINGE ÁREA DE 12 HECTARES NO SETOR DE CLUBE SUL

O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou um incêndio florestal no Setor de Clubes Sul na manhã desta terça (25). O fogo atingiu uma área de 12,6 hectares entre a Procuradoria-Geral da União e o Clube do Exército, na L4 Sul.
De acordo com a corporação, o incêndio começou por volta das 9h30 e três viaturas foram deslocadas para o local. A operação para combate das chamas durou cerca de 40 minutos.

Ocorrência
No início da tarde, por volta das 13h30, outro incêndio florestal foi registrado pelo Corpo de Bombeiros, próximo a reserva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a corporação, seis viaturas e a aeronave da corporação fizeram o combate. A área queimada foi de 178 hectares.
Seca
A combinação de umidade baixa e ventos fortes faz aumentar os incêndios florestais, principalmente em agosto e em setembro. Em 2014, foram registradas 792 ocorrências em julho. Já no mês seguinte, o Corpo de Bombeiros computou 1.321 casos — 66,79% a mais.
De abril até 30 de julho deste ano, ocorreram 1.036 chamados para apagar incêndios em matas. No período, as chamas devastaram 1.161,3 hectares de vegetação, números que colocaram os bombeiros em alerta.
Prevenção
Para evitar que áreas rurais ou ecológicas peguem fogo, é utilizada a técnica de aceiro negro, que consiste em queimar ou carpir faixas de 5 a 10 metros da vegetação e criar um corredor de bloqueio de faíscas. “Sacrificamos uma área menor para proteger uma maior”, esclarece o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, do Jardim Botânico de Brasília, Rogério Cruz.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília, com Agência Brasília