PARA PREVENIR INCÊNDIO, BOMBEIROS DO DF FAZEM MAPEAMENTO

Como forma de prevenção, o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal iniciou uma nova ação neste semana, que consiste em sair às ruas de forma ativa – sem a espera de uma emergência – e bater de porta em porta. Além de orientar as pessoas a reagir em caso de urgência, o objetivo é também levantar dados de cada edifício, como prédio residencial ou escola, que servirão para ajudar o trabalho das equipes num eventual combate a incêndio. As informações são colocadas num relatório e disponibilizado em sistema interno para os 6,5 mil bombeiros do DF – uma iniciativa pioneira no Brasil, afirmam.

Com isso, eles dizem que será possível traçar melhores estratégias de reação, uma vez que vão saber onde fica o extintor mais próximo ou a quantidade de andares do imóvel antes mesmo de chegar ao local para apagar o fogo, por exemplo. O G1 acompanhou em primeira mão a visita da corporação a uma padaria da Candangolândia (veja vídeo).
Até agora só os grupamentos do Guará, Candangolândia e Lago Sul deram partida ao projeto, mas segundo o tenente-coronel Deusdete Vieira, todas as regiões do DF serão beneficiadas em até dois meses.
"Isso vai dar mais previsibilidade ao nosso trabalho", afirmou Vieira. "Essa medida não pode ser confundida com fiscalização e não tem prazo delimitado para acontecer. Vai se tornar uma rotina nossa. Vamos constantemente atualizar o contato com a comunidade."
A expectativa é de que a imagem da corporação mude pouco a pouco. "Nossa viatura vai estar identificada para mostrar que estamos em prevenção. Isso desvincula a imagem de ação emergencial e tira aquela sensação de urgência", continuou Vieira. "Até então, por onde a gente passava, achavam que era um acidente."
Atendente da padaria visitada pelos bombeiros, João Paulo Jesus disse ter aprovado a ideia. "É meu primeiro emprego e eu nem sabia usar o extintor. Agora eu sei como agir quando for preciso aqui no trabalho", afirmou o sergipano que veio tentar a vida em Brasília.
A gerente de RH da padaria, Márcia Menezes, também elogiou a iniciativa. Para ela, o fato de conhecerem o local vai dar mais segurança, que poderia sofrer "prejuízo enorme" caso fosse atingido pelas chamas.