Banner Acima Menu INTERNAS

UM EM CADA CINCO MOTORISTA NO DF EM 2015 TINHA ÁLCOOL NO SANGUE

Exames feito pelo Instituto Médico Legal (IML) do Distrito Federal apontaram álcool no sangue de 21% dos mortos no trânsito da capital nos seis primeiros meses de 2015. Das 180 vítimas fatais, 38 tinham ingerido bebida alcoólica antes dos acidentes. O número divulgado nesta terça-feira (18) se refere a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestre

O levantamento feito pela Gerência de Estatística do Detran com dados do IML mostra que a ocorrência é ainda maior entre os pedestres atropelados ou envolvidos em acidentes. Dos 56 mortos entre janeiro e junho de 2015, 16 estavam alcoolizados (28%).
O índice de pedestres mortos e com álcool no sangue chega a 35% nas rodovias distritais e federais que cortam o DF. Nas vias internas, é de 25%.
Para os ciclistas, o risco também é superior à média. No primeiro semestre deste ano, 5 dos 20 mortos (25%) tinham ingerido álcool. Como pedestres e ciclistas não são afetados pela Lei Seca, o Detran afirma que a conscientização é a única arma contra essas mortes.
Campanha
O departamento de trânsito avaliou os dados como "preocupantes" e mudou as campanhas publicitárias sobre álcool e direção. Segundo o Detran, o material lançado no último domingo (16) também alerta sobre a vulnerabilidade de ciclistas e pedestres, além dos condutores motorizados.
O slogan passou de "se beber, não dirija" para "se beber, fique longe das vias". No evento Brasília Motocapital, o Detran adotou a campanha específica "Motociclista: se beber, não pilote". Segundo o departamento, a fiscalização e o uso do bafômetro foram intensificados na abordagem dos condutores sobre duas rodas.
O Detran também pede que a população contribua com a campanha Paz no Trânsito. Dirigir o veículo de alguém que bebeu, convencer pessoas alcoolizadas a pegar táxi ou carona, auxiliar pedestres bêbados a atravessar vias e procurar alternativas de transporte público são ações sugeridas pelo departamento.

FONTE: G1

Postar um comentário

0 Comentários