TITULO

UM EM CADA CINCO MOTORISTA NO DF EM 2015 TINHA ÁLCOOL NO SANGUE

Exames feito pelo Instituto Médico Legal (IML) do Distrito Federal apontaram álcool no sangue de 21% dos mortos no trânsito da capital nos seis primeiros meses de 2015. Das 180 vítimas fatais, 38 tinham ingerido bebida alcoólica antes dos acidentes. O número divulgado nesta terça-feira (18) se refere a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestre

O levantamento feito pela Gerência de Estatística do Detran com dados do IML mostra que a ocorrência é ainda maior entre os pedestres atropelados ou envolvidos em acidentes. Dos 56 mortos entre janeiro e junho de 2015, 16 estavam alcoolizados (28%).
O índice de pedestres mortos e com álcool no sangue chega a 35% nas rodovias distritais e federais que cortam o DF. Nas vias internas, é de 25%.
Para os ciclistas, o risco também é superior à média. No primeiro semestre deste ano, 5 dos 20 mortos (25%) tinham ingerido álcool. Como pedestres e ciclistas não são afetados pela Lei Seca, o Detran afirma que a conscientização é a única arma contra essas mortes.
Campanha
O departamento de trânsito avaliou os dados como "preocupantes" e mudou as campanhas publicitárias sobre álcool e direção. Segundo o Detran, o material lançado no último domingo (16) também alerta sobre a vulnerabilidade de ciclistas e pedestres, além dos condutores motorizados.
O slogan passou de "se beber, não dirija" para "se beber, fique longe das vias". No evento Brasília Motocapital, o Detran adotou a campanha específica "Motociclista: se beber, não pilote". Segundo o departamento, a fiscalização e o uso do bafômetro foram intensificados na abordagem dos condutores sobre duas rodas.
O Detran também pede que a população contribua com a campanha Paz no Trânsito. Dirigir o veículo de alguém que bebeu, convencer pessoas alcoolizadas a pegar táxi ou carona, auxiliar pedestres bêbados a atravessar vias e procurar alternativas de transporte público são ações sugeridas pelo departamento.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.