BOMBEIROS COMBATEM 4 INCÊNDIOS FLORESTAIS NESTA SEXTA-FEIRA

O Corpo de Bombeiro do Distrito Federal atendia às 16h desta sexta-feira (25) um incêndio de grande proporção na Fercal e outros quatro menores nas regiões de Brazilândia, Paranoá e Lago Norte. Segundo a corporação 100 militares e 20 viaturas de combate ao fogo trabalhavam para conter as chamas.
O incêndio florestal na Fercal começou na tarde desta quinta-feira e foi considerado controlado, mas as chamas voltaram ainda no final da tarde. Na manhã desta sexta, o incêndio passou a ser considerado de grandes proporções.

Os trabalhos durante a tarde de quinta-feira foram feitos por 30 homens, em seis viaturas terrestres, dois aviões e um helicóptero. Nesta sexta, 50 homens e seis viaturas estavam no local tentando combater o fogo. Até a última atualização desta reportagem, a corporação não tinha estimativa da área atingida.
Em Brazlândia, na Cidade Digital, 30 homens e três viaturas trabalhavam para combater o fogo em uma área do cerrado. O fogo começou às 9h e não havia sido controlado até as 16h. Também em Brazilândia, na região da Floresta Nacional, 20 homens e três viaturas foram deslocados para controlar um incêndio que começou às 10h30. Às 15h, o fogo foi considerado controlado.
Entre o Paranoá e o Lago Norte, 35 militares e três viaturas tentavam combater um incêndio que começou às 13h.
O tenente do Corpo de Bombeiros Gildomar Alvarez diz que o todo o efetivo estava trabalhando nesta sexta. "Hoje cem homens estão empenhados nos quatro focos de incêndio e temos um reforço programado para atingir a media de 130 homens, Estamos com 20 viaturas e outras 10 estão preparadas para envio, caso necessário", disse Alvarez.
Temperatura
Nsta sexta, a temperatura no Distrito Federal
chegou a 35,8 ºC às 15h, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), igualando o recorde de calor de temperatura na capital federal. O mesmo índice só havia sido registrado uma vez, em 2008.
A umidade do ar chegou a 13% no mesmo horário – índice inferior ao registrado em Wadi Halfa, no Sudão, no deserto do Saara, um dos locais mais áridos do mundo. Às 14h15 do horário de Brasília, a umidade do ar na cidade africana era 14%, com temperatura de 37,2 °C.