BOMBEIROS COMBATEM FOGO EM ÁREA PERTO DA FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA

Bombeiros trabalhavam na manhã desta segunda-feira (21) para extinguir um foco de incêndio que atingiu uma região entre Ceilândia e Brazlândia, perto da Floresta Nacional de Brasília. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queimada começou ainda no domingo. Não há informações sobre a extensão da área afetada.
Neste domingo, a Defesa Civil declarou estado de emergência em toda a capital por causa do tempo seco e quente registrado no fim de semana. A umidade relativa do ar alcançou índice mínimo de 11% no sábado (19) e no domingo, segundo o órgão. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou mínimos de 15% e 14%, respectivamente.
O estado de emergência é declarado quando o percentual fica abaixo de 12%. No início do mês, o DF entrou em "estado de alerta", identificado quando a umidade é menor que 20%. Neste domingo, a temperatura máxima registrada foi de 33,1 ºC, segundo o Inmet.
Os índices entre 10% e 15% aproximam o DF da umidade registrada no deserto do Saara, na África. Segundo a Defesa Civil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende como "ideal" uma medição de 60%.
Durante o estado de emergência, o órgão recomenda a suspensão das atividades físicas e trabalhos ao ar livre (pode de árvores, coleta de lixo e entrega de cartas, por exemplo) entre 10h e 16h, quando o sol forte derruba ainda mais a umidade.