Banner Acima Menu INTERNAS

DEFESA CIVIL CHECA POSSÍVEIS PONTOS DE INUNDAÇÕES NO DF

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, vistoriou, ontem, pontos de risco de alagamento na Asa Norte, na Asa Sul, na QNL em Taguatinga e no Setor Habitacional Noroeste para verificar se os bueiros estão limpos.
A ação faz parte do plano de contingência que tem o objetivo de prevenir ocorrências como alagamentos e inundações. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os meses com maior volume de chuva são outubro, novembro, dezembro e janeiro.

Para o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Sérgio José Bezerra, é importante a participação popular. Ele orienta a população, por exemplo, a pedir a poda de árvores que possam cair durante temporais. A solicitação pode ser feita no Departamento de Parques e Jardins da Novacap pelos telefones 3403-2626 e 156 ou pelo e-mail dpj@novacap.df. gov.br.
O subsecretário explica que a vistoria será feita em locais que tenham sistema de drenagem para a captação de águas pluviais, mas faz um alerta: “Não adianta limparmos e, no outro dia, jogarem garrafas PET, colchões e sofás no meio da rua”.
Entre a segunda quinzena deste mês e a primeira semana de outubro, a Defesa Civil fará dois simulados para ajudar no plano de contingência. O primeiro, chamado de simulado de mesa, consiste no acionamento da Defesa Civil aos técnicos-gerenciais em hora e data não reveladas. O teste avaliará se, naquele momento, os profissionais estão preparados para oferecer seus recursos humanos e materiais.
Haverá ainda simulação de desastre em campo, em que cada setor deverá deslocar equipamentos e suprimentos para atender à ocorrência no local, na data e na hora determinadas.
Saiba mais
Algumas localidades já passaram por vistoria, como Guariroba, em Ceilândia, e as Avenidas Hélio Prates e Elmo Serejo, em Taguatinga.
Até o fim desta semana, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Sérgio José Bezerra, espera que a observação do sistema de drenagem de todo o Distrito Federal esteja concluída.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Postar um comentário

0 Comentários