INCÊNDIOS NO DF EM 2015 ATINGE ÁREA EQUIVALENTE A 19% DE BH

Incêndios florestais que atingiram o Distrito Federal em janeiro e 1° de setembro consumiram 6.285 mil hectares de terras, o equivalente a 18,9% da área total de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, que possui 33,1 mil hectares.
O valor também corresponde a 14,7% da área total do Parque Nacional de Brasília, que possui 42,3 mil hectares. Ao todo, o DF teve 2.661 incêndios florestais durante o período, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de seca vai de maio a setembro, mas a situação tende a ser mais preocupante entre junho e agosto, quando quase não há registros de chuva. Nesta segunda (7), após 101 dias, foram registrados pontos isolados de chuva nas Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste, Sobradinho e Planaltina.
Na última semana, o DF registrou temperaturas recordes e a Defesa Civil chegou a declarar estado de alerta quando a umidade relativa do ar chegou a 17%. A situação ocorre quando a umidade é inferior a 20% em um período de três dias.
Com a atmosfera muito seca, a tendência é que haja aumento significativo de incêndios florestais por conta da facilidade de propagação do fogo. Em agosto, o DF teve uma média de 49 incêndios, segundo os bombeiros. O número de ocorrências é crescente desde abril, quando foram registrados dez incêndios. Foram 53 focos em maio, 170 em junho, 856 em julho e 1.521 em agosto, em um total de 2.611 até agosto.
O Inmet estima que o número de focos de incêndios entre agosto e setembro deve aumentar em relação a 2014. No ano passado, foram registradas 3,9 mil ocorrências do tipo. Segundo o departamento de previsões do instituto, o motivo é o fenômeno meteorológico El Niño — confirmado em maio, após cinco anos sem ser observado.
Causado pelo aquecimento anormal das águas tropicais do Oceano Pacífico, ele é capaz de mudar padrões do vento e regimes de chuva ao redor do globo.
Na semana passada, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área da Marinha no DF que consumiu 2.718 hectares de mata, segundo o Corpo de Bombeiros.
Às margens do Complexo Penitenciário da Papuda, um estande de tiro também foi atingido por chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a estrutura queimada era construída com pneus velhos, que geraram uma fumaça preta e tóxica durante a combustão. Os militares foram acionados para dois atendimentos médicos no setor Jardins Mangueiral, próximo ao presídio, mas os casos eram de baixa gravidade.
De acordo como tenente-coronel Glauber De La Fuence, do Corpo de Bombeiros, a corporação tem atuado de forma mais eficiente do que no ano anterior. Segundo ele, 300 bombeiros estão a postos exclusivamente para o combate de incêndio.

A corporação tem 16 carros-tanques, cinco carros de ação rápida, dois helicópteros e aviões. “A gente mudou a estratégia, que tem permido um atendimento mais rápido. Algumas deficiências foram corrigidas. Por exemplo, aumentamos o número de oficiais que trabalham no gerenciamento e na parte estratégica.”