BRASIL- EXPLOSÃO NO RIO DEIXA FERIDOS E DESTRÓI IMÓVEIS

Uma forte explosão no bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, destruiu imóveis comerciais e residenciais na madrugada desta segunda-feira (19), informou a unidade de Benfica do Corpo de Bombeiros.
Bombeiros informaram que ao menos oito feridos foram retirados dos escombros. Quatro deles foram encaminhados para o Hospital Mucipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, onde duas pessoas chegaram desacordadas e duas com ferimentos leves. Entre as vítimas há uma criança. Por volta das 6h20, uma pessoa já havia sido liberada.
A Prefeitura investiga se é algum botijão de gás irregular em local fechado. A CEG desligou o gás da região após a explosão. Segundo um morador de uma vila que fica no fundo dos imóveis destruídos, o susto na hora doi muito grande e as pessoas ficaram apavoradas e muita gente pedia socorro.
Foi um momento de terror, muita tensão, muita gente pedindo socorro, muita gente gritando, muita fumaça, a coisa realmente foi muita feia. Começou a cair tudo, foro, depois começou a cair tudo. A sorte é que a nossa não começou a cair de hora, mas a tensão primeiro foi sair lá de dentro. Foi tipo terremoto, tipo terremoto. A filha do João pedindo socorro, pois a parede do quarto caiu em cima dele e da esposa. Pessoal foi tirado a unha mesmo", afirmou Ironildo Soares de Araújo, que diz ter perdido quase tudo na explosão, mas afirmou estar aliviado por ter sobrevivido.
Os bombeiros procuram por possíveis vítimas soterradas nas ruinas, trabalhando com máquinas pesadas, retroescavadeiras e serras elétricas. Devido à forte explosão, o estrondo foi ouvido a quilômetros de distância.
A maioria dos imóveis vizinhos foram atingidos em função do forte deslocamento de ar. Portas foram arrancadas, janelas quebradas e destroços foram arremessados a uma grande distância. Apartamentos em edifícios que ficam a cerca de 400 metros de distância dos imóveis que explodiram, ficaram com as janelas quebradas. Segundo pessoas que estão no local da explosão, o cheiro de gás está muito forte.
No local funcionariam dois restaurantes e uma farmácia. Esses estabelecimentos estariam totalmente destruídos. Há grandes danos ainda em outros 20 imóveis em uma vila anexa à área comercial.
Segundo bombeiros, a explosão considerada forte ocorreu por volta de 3h e foi ouvida no quartel a 2 km de distância. A força do deslocamento de ar chegou a quebrar vidros de muitos imóveis vizinhos.
A maior parte dos imóveis atingidos fica na Rua São Luiz Gonzaga, onde há pedaços de concreto, entulho e muito vidro espalhados pela via.
Ainda não há informações oficiais sobre as causas da explosão, mas bombeiros suspeitam de vazamento de gás como causa. Há focos de incêndio e fumaça na área destruída.
A explosão levou centenas de moradores da região a deixarem seus imóveis, com medo de novas explosões ou desabamentos.
Interdição
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que interditou trecho da Rua São Luiz Gonzaga, entre o Campo de São Cristóvão e o Largo da Cancela, para o trabalho dos bombeiros. Há interdição também na Avenida do Exército, entre a Rua João Ricardo e o Campo de São Cristóvão. Há desvios e agentes de trânsito orientando motoristas na região.