FUMAÇA E REFÉNS EM SIMULAÇÃO DOS BOMBEIROS

Treinamento será na madrugada desta sexta, na Estação Praça do relógio
O Corpo de Segurança Operacional do Metrô-DF e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizam, a partir da meia-noite desta sexta-feira (30), até as 3h30, mais uma etapa do treinamento conjunto para alinhar a atuação das duas forças numa situação de incêndio envolvendo múltiplas vítimas em área de túnel. Haverá fumaça para simular incêndio e treinamento para resgate de reféns.
A simulação foi feita pela primeira vez em junho, com o 1º Batalhão do CBMDF, no túnel Asa Sul; a segunda, na Praça do Relógio, nos dias 19 e 20 de outubro, e se repete na Praça do Relógio, em conjunto com o 2º Batalhão CBMDF, em Taguatinga Centro, nesta sexta.

Cada turma conta com 10 agentes de Segurança Operacional do Metrô-DF. O CBMDF levará um grupamento e as “vítimas”, integrantes da escola de praças do Corpo de Bombeiros. Com os treinamentos, o Corpo de Segurança Operacional do Metrô-DF se aproxima ainda mais com os órgãos de segurança do DF, cada um dentro dos limites de sua atuação envolvida em um resgate.
Segundo o chefe da Divisão de Segurança Operacional do Metrô-DF, Pedro Feitosa, os agentes de segurança atuarão na plataforma da estação, evacuando a área e conduzindo as vítimas. O Corpo de Bombeiros trabalhará no túnel, onde, hipoteticamente, haverá fogo e fumaça. “Estamos estabelecendo um protocolo de atuação mútua, entre o Metrô-DF e o Corpo de Bombeiros, para construir um padrão de atuação nesse tipo de situação. Nossos agentes de segurança atuam no atendimento de primeiros socorres e encaminham as vítimas às viaturas dos bombeiros”, explica Feitosa.
Capacitação
Desde o dia 19/10, também estão sendo ministradas aulas de Técnicas Policiais para os seguranças metroviários. Cerca de 130 agentes estão sendo capacitados para atuarem utilizando técnicas de abordagem, policiamento ostensivo e comunitário, direitos humanos e condução de veículos de emergência.
As aulas são dadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na Estação Ceilândia Centro, até 4 de novembro, das 8h às 17h. As formaturas de cada turma serão realizadas a cada sexta-feira, no Centro Administrativo e Operacional do Metrô-DF, em Águas Claras, com a presença de representantes do comando da PMDF.
Com dados da Ascom