Header Ads

METRÔ-DF E BOMBEIROS SIMULAM RESGATE EM TÚNEL DE TAGUANTINGA

O Corpo de Segurança Operacional do Metrô-DF e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal realizam, a partir da meia noite desta segunda-feira (19), até as 3h30, mais uma etapa do treinamento conjunto para alinhar a atuação das duas forças numa situação de incêndio envolvendo múltiplas vítimas em área de túnel.
A simulação foi feita pela primeira vez em junho, com o 1º Batalhão do CBMDF, no túnel Asa Sul, e agora se repete na Praça do Relógio, para atender ao 2º Batalhão Corpo de Bombeiros, que fica em Taguatinga Centro, região do Distrito Federal.

A atividade será feita em quatro ocasiões, nos dias 19, 20, 29 e 30 de outubro, sempre das 0h às 3h30. Cada turma contará com 10 agentes de segurança operacional do Metrô-DF. O CBMDF levará um grupamento e as “vítimas”, integrantes da escola de praças do Corpo de Bombeiros.
O objetivo desse tipo de ação é definir os limites da atuação de cada força envolvida num resgate. De acordo com o chefe da divisão de segurança operacional do Metrô-DF, Pedro Feitosa, os agentes de segurança atuarão na plataforma da estação, evacuando a área e conduzindo as vítimas. O Corpo de Bombeiros trabalhará no túnel, onde, hipoteticamente, haverá fogo e fumaça.
A ideia é estabelecer um protocolo de atuação mútua, entre o Metrô-DF e o Corpo de Bombeiros, para construir um padrão de atuação nesse tipo de situação.
Rapel
No dia 21 de outubro, na estação 114 Sul, quatro instrutores da Divisão de Segurança Operacional do Metrô-DF também serão treinados pelo CBMDF em técnicas de combate a incêndio e combate tático usando rapel. O treinamento será realizado das 0h às 3h30.


Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.