CATADORES DO LIXÃO DO DF RECEBEM CURSO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO

O SLU e o Corpo de Bombeiros promovem até esta quinta-feira (19) curso de prevenção de incêndio voltados a catadores de lixo do Distrito federal. A iniciativa reúne trabalhadores de cinco estabelecimentos e das duas empresas que prestam serviço de coleta no Lixão da Estrutural.

Dados do Corpo de Bombeiros apontam que, desde o início da seca, em junho, houve 20 ocorrências de incêndio no lixão. O maior deles foi em agosto e durou três dias. Na época, o Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou o SLU pela falta de equipamentos de segurança e pelo risco de vida a que estão sujeitos os catadores de lixo que trabalham no local.
Segundo o Ministério Público, o Lixão da Estrutural é o maior da América Latina, e Brasília uma das poucas cidades de grande porte do Brasil que ainda possui um depósito a céu aberto. As obras do Aterro Sanitário Oeste, que irá substituí-lo, foram retomadas em julho. A previsão é que o espaço fique pronto até meados de 2016.