Header Ads

DF LANÇA 2º ETAPA DE AÇÃO ANTIDENGUE COM META DE REDUZIR CASOS EM 20%

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançou nesta terça-feira (10) a segunda fase da campanha de combate à dengue, febre chikungunya e febre zica em regiões. A meta, segundo a pasta, é reduzir o número de casos em 20%. As ações ocorrem em parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e exército.
Segundo a secretaria, 12.062 pessoas foram notificadas com suspeita de dengue no DF desde o início do ano até 19 de outubro. O número é 37,8% menor do que o mesmo período do ano passado. Planaltina, Sobradinho e Varjão são as regiões com mais ocorrências. Quanto aos casos confirmados, as estatísticas caíram de 13.301 para 9.598 ocorrências.
O secretário de Saúde, Fábio Gondim afirma que agentes têm visitado casas ao longo do ano ensinando a população a como evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.
Vamos estar trabalhando para reduzir casos de mortes e pessoas contaminadas. Queremos reduzir em 20% o número de casos. A operação vai atingir todas as regiões do DF, mas em Planaltina e no Paranoá vamos reforçar a ação. Nos casos de febre zica vamos fazer um prevenção maior, porque tivemos dois casos este ano e da febre chikungunya foram 19. Serão mobilizadas 480 pessoas da Secretaria de Saúde.”
Coronel do Corpo de Bombeiros, Hamilton Santos Esteves Júnior afirma que a corporação vai se dedicar a reduzir as ocorrências com a chegada do período das chuvas. “A parceria é cada vez mais sólida. O governador solicitou nosso apoio de combate a dengue e a corporação ajuda.Tivemos redução de 22% de casos no DF. Estamos começando antecipadamente o processo. Disponibilizamos cem militares da corporação para a operação. “
O subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, diz que na operação participarão 20 agentes. “Além da dengue e das outras doenças, temos ocupações desordenadas de áreas aqui no DF, que colaboram para proliferação do mosquito, uma vez que não possuem o devido saneamento.”