CORPO DE BOMBEIROS ESCLARECE POLÊMICA SOBRE COMPRA DE MOTOS BMW

A Comunicação do Corpo de Bombeiros emitiu nota esclarecendo a compra de motos BMW, como foi noticiado pelo Guardian DF nesta quarta-feira, 27 (Leia aqui). Segundo a corporação, todo o trâmite seguiu o rito legal. e ocorreu em julho de 2015. Foi identificada a necessidade de renovação da frota, que é utilizada desde 2010.
A polêmica de compra de motos BMW surgiu depois que o Detran-DF tentou adquirir 14 veículos num valor total de R$ 648 mil. Guardian DF descobriu que o CBMDF também fez a mesma licitação. E isso chama a atenção.
As motocicletas que o Detran quis comprar tem potência maior comparada as que o Bombeiros fez licitação. No entanto, o serviço utilizado por este órgão tem maior necessidade por fazer serviços de buscas, por exemplo. “Ainda podem ser empregadas em situações de busca em ambiente rural (fora de estrada), o que diminui sobremaneira o tempo de espera dos cidadãos brasilienses quando em situação de necessidade de atendimento pelo CBMDF”, diz a nota. Leia a resposta da corporação na íntegra.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, visando a prestação de serviços da melhor qualidade e com foco na preservação da vida de nossa população, realizou no mês de julho de 2015, uma licitação para a substituição dos veículos que são utilizados pela Corporação para a atividade de moto resgate.
A licitação foi realizada em conformidade com a legislação que rege as aquisições mediante a modalidade de Registro de Preços – RP, por intermédio de Pregão Eletrônico, o que propicia que várias empresas/fabricantes nacionais possam exercer o seu direito de livre concorrência.
Neste caso especifico, participaram as empresas Honda, BMW e Yamaha, que puderam disputar entre si com a finalidade de oferecer seus produtos que atendem as especificações requeridas e exigidas para o cumprimento de nossa missão constitucional, pelo menor preço praticado.
A empresa vencedora, BMW do Brasil, ofertou a G 650 GS pelo preço final de R$ 38.000,00, completa com todos os acessórios, sinais, alertas sonoros e visuais que atendem as especificações de uma viatura de emergência do CBMDF.
Sendo este preço inferior ao ofertado pelos demais fabricantes o que qualifica a atual compra como atendendo o princípio da economicidade, respeitando os princípios da administração moderna.
A frota em atividade é utilizada desde 2010 e devido ao uso severo de nossas viaturas, está sendo renovada pois, estas já apresentam necessidade de manutenção corretiva, para que a sua atuação possa ser segura tanto para os nossos militares quanto para nossa população.
As motos têm como objetivo principal alcançar as vítimas mais rapidamente do que os veículos de resgate tipo ambulâncias, pois se deslocam com mais agilidade no transito, principalmente nos horários de maior fluxo de veículos nas vias do DF, podendo acessar áreas de difícil acesso, pois são motos tipo trail (para trilhas também).
Ainda podem ser empregadas em situações de busca em ambiente rural (fora de estrada), o que diminui sobremaneira o tempo de espera dos cidadãos brasilienses quando em situação de necessidade de atendimento pelo CBMDF.
Foram pedidos 10 veículos, isso foi dimensionado devido a nossa necessidade operacional.
 A moto BMW é montada na Zona Franca, em Manaus – AM, o que também está de acordo com as premissas do processo licitatório de aquisição de bens em dar preferência aos produtos nacionais.
Fonte: CBMDF