PMs e BMs REALIZAM ASSEMBLEIA HOJE 26/02

Policiais Militares e Bombeiros Militares do Distrito Federal vão se reunir nesta sexta-feira (26/2) para reivindicar melhorias nas condições de trabalho e restruturação de carreira. Em meio à divulgação de falhas em viaturas, armas e outros equipamentos utilizados pelos militares, a categoria decidiu marcar o encontro para as 19h30, na Praça do Relógio, em Taguatinga, e a deflagração de uma operação tartaruga não está descartada.

MAIS SOBRE O ASSUNTO
A principal reivindicação da categoria diz respeito às promoções, que, segundo os organizadores da reunião, têm sido prometidas pelo Governo do DF desde o ano passado, mas até agora não foram cumpridas. “O GDF usa a desculpa de que não pode nos promover devido à Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas todos sabemos que a PMDF é financiada pelo Fundo Constitucional”, afirma o sargento Lusimar Arruda, um dos líderes do movimento.
As categorias também desejam melhorias nos equipamentos utilizados e nas condições de trabalho; o pagamento de escalas extras, que não têm sido remuneradas; além de soluções para o atual plano de saúde, que, segundo Lusimar, não é capaz de atender propriamente os servidores e seus familiares, entre outras reivindicações.
De acordo com o sargento, não há previsão de se iniciar uma operação tartaruga, mas o tema tem sido alvo de debates entre os militares. “Queremos resolver essas questões de forma a não prejudicar nem o governo nem a população. Mas a escolha sobre as próximas decisões será feita pelas categorias como um todo”, afirma.
A Secretaria de Segurança Pública e Paz Social do DF afirmou que tem dialogado com as entidades representativas dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e que as reivindicações das duas categorias estão sendo tratadas com prioridade pelo governo, em especial a reestruturação do plano de carreira. De acordo com a pasta, “a reformulação do plano, que é emergencial, depende apenas de ajustes administrativos para ser executada”.
O órgão informa ainda que, na semana passada, a secretária Márcia de Alencar recebeu representantes de mais de dez entidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para discutir temas como reajuste salarial, assistência médica, aumento de efetivo, código de ética dos profissionais, além da reestruturação do plano de carreira.
Fonte: Metrópoles.com.br