JIBOIA SE ENROLA EM FIAÇÃO DE POSTE E É RESGATADA POR BOMBEIROS

Um fato inusitado chamou a atenção de moradores do Distrito Federal na manhã deste domingo (6): uma jiboia de mais de um metro apareceu enrolada na fiação de um poste de Santa Maria o incidente aconteceu na QR 206. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar a cobra.
O policial militar Ernandes de Sousa Costa filmou o animal enrolado no fio, que fica perto da casa dele. “Minha mulher notou, percebeu e me ligou. Achei que fosse uma dessas cobrinhas pequenas de moto, aí fui lá e vi a jiboia pendurada.”

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a fiação era de energia. A corporação não explicou se foi necessário cortar a luz nem a dinâmica do resgate. O animal foi levado para o quartel.
Para Costa, a hipótese mais provável é que a cobra tenha fugido. “Acho que pode ser gente que estava criando e ela fugiu de alguma gaiola, de algum cativeiro em que ela estava.”
Vizinhos se aglomeraram para ver a jiboia. O vídeo mostra o animal se movendo enrolado ao fio. Foi a primeira vez que uma situação do tipo ocorreu no local.
¨Algumas pessoas ficaram com receio. O maior receio de outras pessoas, como eu, era de que ela caísse e entrasse na casa de alguém¨explica.
Características
A jiboia é um animal não peçonhento que, assim como a sucuri, mata as presas por constrição – ela envolve pequenos mamíferos, inclusive pequenos filhotes de cães, aves e roedores, para sufocá-los e depois comê-los. A espécie vive em média 20 anos, pode atingir três metros de comprimento e chega a pesar 15 quilos. O bicho costuma viver em árvores de matas fechadas e úmidas.
De acordo com o sargento Elivaldo Menezes, as jiboias são as cobras mais capturadas no DF – cerca de duas por semana. A orientação para quem encontra um animal como este em casa é sempre ligar para o 190.
Fonte: Correio Braziliense