Header Ads

POLICIAIS QUEREM VIATURAS ESPECÍFICAS E EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA ADEQUADO

Viaturas e equipamentos de segurança específicos e adequados à atividade policial foram reivindicados pelos policiais militares presentes na audiência pública que discutiu o tema no plenário nesta quarta-feira (30). O mediador do debate, deputado Robério Negreiros (sem partido), comprometeu-se a apresentar emenda ao orçamento para a compra desses equipamentos a fim de evitar, entre outros problemas, os capotamentos que vem acontecendo com as viaturas no DF.
Os policiais querem, por exemplo, ter o direito de adquirir equipamentos importados. “O monopólio é danoso à PM, o policial deve ter equipamento de qualidade; se não temos no Brasil, devemos trazer de fora”, afirmou o sub-tenente da PM, Alessandro Vieira Lima. O capitão da PM, Giuvany Menegassi, reforçou que os policias precisam, por exigência legal, portar o cinto de guarnição com cerca de doze equipamentos que devem ser utilizados conforme o nível de força. Para ter a agilidade necessária no uso e porte de todo esse material, é preciso equipamento específico, importado ou não. Ele defendeu também a aquisição de coletes mais leves e flexíveis, que facilitem a locomoção e o trabalho. Os policiais disseram que, a exemplo dos bombeiros, eles desejam uniformes e instrumentos de qualidade.
Normas internacionais 
Exemplo de sucesso na aquisição de novas viaturas para o corpo de bombeiros, com o aval do Tribunal de Contas do DF, a seção de elaboração de projetos básicos e termos de referência da corporação trouxe sua experiência ao debate. O tenente coronel Rômulo Pires, chefe daquela seção, disse que eles seguiram as normatizações internacionais para elaborar o projeto. “Adquirimos viaturas americanas específicas para o trabalho”, afirmou. O coronel argumentou que viaturas usadas por militares não podem ser adaptações de outros veículos, mas sim específicas. Segundo ele, ao contrário do que pode parecer, as viaturas com componentes específicos não são mais caras que as adaptadas.

Segundo o deputado do PSB que foi do Corpo de Bombeiro apoiou as reivindicações dos policiais. Segundo o parlamentar, devem ser priorizadas a tecnologia e as especificidades técnicas das viaturas. Ele disse que o governador tem se mostrado “sensível” às necessidades da categoria e destacou que “a única pauta positiva que o GDF tem hoje é a segurança, principalmente por causa dos dados sobre diminuição de furtos e homicídios no DF”. o governador saberá retribuir a dedicação da categoria.
Fonte: CLDF

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.