PROGRAMA BOMBEIROS MIRIM RECEBEM 300 NOVAS CRIANÇAS

O governo do Distrito Federal deu boas-vindas neste sábado (9) a 300 novos bombeiros mirins. As crianças do projeto participam de projetos sociais que estimulem a prática de esportes e da cidadania. A ação ocorre em 12 regiões administrativas. Ao todo, há 1,5 mil meninos e meninas no programa atualmente.
A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e as crianças comprometeram-se a serem estudiosas, respeitar os mais velhos, preservar o meio-ambiente e serem um bom exemplo. "Fico feliz de ver o auditório cheio e tenho certeza de que todas as crianças presentes terão um futuro promissor", afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, destacou a importância do projeto. "O objetivo da iniciativa é divulgar os valores da corporação para as crianças, para que elas se solidarizem e ajudem a população no futuro."
O programa Bombeiro Mirim foi instituído em 1999 pela Lei nº 2.449, e oferece atividades educativas, culturais e esportivas para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Os integrantes do projeto recebem aulas de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, educação no trânsito e cidadania, além de participarem de oficinas de artes e de praticarem esportes como futebol, natação, atletismo e caratê.
As ações ocorrem três vezes por semana (segundas, quartas e quintas-feiras) no horário contrário às aulas regulares. A quantidade de vagas para a participação no programa depende da disponibilidade de cada região. Atualmente, há unidades em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho.
As inscrições são feitas duas vezes por ano, geralmente em fevereiro e em agosto. Os interessados devem apresentar a certidão de nascimento da criança, o registro geral dos responsáveis, declaração escolar, atestado médico e duas fotos 3x4 à instituição que deverá participar.