BOMBEIROS OFERECEM TREINAMENTO PARA FREQUENTADORES DO LAGO PARANOÁ

Para tentar diminuir o número de mortes por afogamento no Distrito Federal , o Corpo de Bombeiros criou uma campanha de  treinamento gratuito para os frequentadores do Lago Parano. O primeiro curso está marcado para o dia 4 de junho, e será voltado para praticantes de stand-up paddle. As vagas são limitadas, e a inscrição deve ser feita por telefone (veja informações ao fim desta reportagem).
Segundo dados da corporação, 28 pessoas morreram afogadas no DF entre janeiro em abril deste ano. Nos 12 meses de 2015, foram 60 casos.
O subcomandante do Grupamento de Busca e Salvamento dos Bombeiros, major Elísio Ferreira, afirma que a maioria dos casos poderia ter sido evitado. "O principal erro que é cometido é não nadar perto de um posto de guarda vida, além da ingestão de bebida alcoólica", disse.
As aulas devem incluir instruções sobre primeiros socorros e salvamento de vítimas. Para os praticantes do stand-up paddle, por exemplo, uma das dicas é usar a prancha para auxiliar no resgate. "Quando vão tomar seu banho, que venha tomar seu sol, que venha para próximo da margem longe das embarcações", diz o major.
O administrador Francisco Martins frequenta o Lago e diz que considera as aulas importantes, especialmente para quem não está acostumado com esse tipo de atividade. "Vêm pessoas de toda a região de Brasília e do Entorno. Às vezes, nunca pisaram numa água", diz.
Oficina de salvamento "SUP Salva", do Corpo de Bombeiros
Data: 4 de junho (sábado)
Horário: de 9h às 12h30
Local: Clube do Remo (SHTN Trecho 1, Polo 3, Lote 8, em frente ao Museu de Arte de Brasília).
Participação gratuita, sujeita à lotação (40 vagas)
Inscrições e informações pelos telefones 3901-3446 e 3901-7403