PMs RECLAMAM DE BOMBEIROS PROMOVIDOS

A promoção de militares do Corpo de Bombeiros em março e abril causou insatisfação por parte de policiais militares que não conseguem a redução do tempo de interstício, tempo mínimo que cada um deve cumprir no posto. A definição de prazos está na lei federal nº 12.086/2009, que estabelece critérios e condições para a ascensão de PMs e Bombeiros da ativa. O Corpo de Bombeiro reduziu esse tempo para 17 praças e 108 oficiais.
Dentro da PM, o tempo para soldado de 1º classe ser promovido a cabo demora 10 anos. Já o prazo para cabo chegar ao posto de 1º Sgt é de 15 anos. Mas policiais reclamam que existem cabos na corporação que estão na patente há 16 anos e , ao contrário, segundo a categoria, soldados do bombeiro incorporados em 2013 já foram promovidos a cabos e outros alcançaram a patente de 3º Sgt. entre dois a quatro anos de corporação.
O anseio, além do reconhecimento, tem relação com o aumento do salário. À remuneração básica de um soldado da Polícia militar de 1º classe e R$ 5.245,41; a de um cabo R$ 5.544,36; a de um 1º sgt é R$ 8.452,64; e a de um subtenente e de R$ 9.312,36. Um coronel, posto mais alto, recebe acima de R$17.271,13.
A PM garantiu, no entanto, que, em 22 de abril, 2.514 policiais alcançaram a promoção, sendo 1933 praças e 241 oficiais. De acordo com a corporação a Lei Nº 12.086/2009 define período semelhante para promoção de PMs e Bombeiros, mas apenas para o Corpo de Bombeiros a norma prevê a necessidade de regulamentação do interstício por meio de decreto federal. Como ainda não existe a norma, a aplicação do tempo continua sendo regido pelo Decreto Distrital Nº 47/1987, que define tempos diferentes e menores se comparado à lei anterior.

O Corpo de Bombeiros destacou que ficou sem renovar o quadro de servidores por até 11 anos, o que só ocorreu em 2011 e 2012. este tempo, segundo a corporação “acarretou em uma grande vacância em postos e graduações”.
Fonte: Correio Braziliense