BOMBEIROS IMPROVISAM MICTÓRIO COM BALDE CORTADO EM QUARTEL

Imagens feitas com celular mostram más condições no quartel do Corpo de Bombeiros vizinho ao Palácio do Planalto: fios elétricos ficam expostos, falta piso, parte dos azulejos do banheiro está caindo e o mictório é feito com um balde cortado. A unidade, pertencente ao 1º Grupamento Militar, existe há 50 aos e é uma das mais antigas de Brasília. O comando-geral da corporação disse que o espaço vai passar por reforma.
Aquela unidade já foi mapeada, nós já identificamos, o comando da corporação já está ciente. Por isso, ela vai ser a primeira a ser reformada, porque está em uma condição não tão boa quanto as demais”, disse o tenente-coronel Alan Alexandre Araújo.
Profissionais lotados no local reclamam que até mesmo o local onde preparam alimentos é insalubre. Além disso, ratos eventualmente aparecem no local. Vídeo mostra militares atrás do animal: “olha o bichão aí”, diz um deles. “Pega, moço, pega com a mão”, fala outro.
Sem se identificar, um bombeiro contou à TV Globo como é a rotina no 1º Grupamento Militar. “Infelizmente, são 24 horas assim, doido para chegar a hora da folga, porque as condições do quartel são muito ruins.”
A unidade não é a única com problemas. O prédio do quartel do Sudoeste tem só dois anos, mas já apresenta infiltrações no teto. O elevador e o gerador nunca funcionaram. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os equipamentos e a estrutura estão na garantia da obra e serão trocados.
Também há problemas na garagem. Um caminhão fica com parte da escada para fora. A cobertura também é pequena para um carro que fica embaixo de uma tenda improvisada. O Corpo de Bombeiros informou que o primeiro veículo pertence ao batalhão do Cruzeiro, que está em reforma.
Outro flagrante foi de como parte dos militares dorme: no chão. Falta cama para todos os plantonistas. Para o comando-geral, no entanto, as condições dos quartéis são consideradas boas, e que existe uma equipe que presta serviço de manutenção para o CBMDF.