MOTEL DA CANDANGOLÂNDIA É NOTIFICADO POR IRREGULARIDADES

De 6 a 10 de junho, agentes da Defesa Civil fiscalizaram 28 motéis de Brasília por conta do Dia dos Namorados. Apenas um dos estabelecimentos, na Candangolândia, foi notificado. Além de estar com os extintores vencidos, o lugar não tem projeto de incêndio nem iluminação e sinalização de emergência. Os três itens são exigências feitas pela legislação e normas técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do DF.
O proprietário do motel notificado terá um prazo de sete dias corridos, podendo ser prorrogado por prazo indeterminado, para regularizar as condições.
Durante os cinco dias da operação, os agentes da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, verificaram as condições gerais da edificação, tais como defeitos na estrutura e na parte elétrica, peças mal fixadas — como placas e ar-condicionado — esquema contra incêndios (extintores e entrada de carros das forças de segurança), iluminação de emergência, caixa de hidrante, vazamentos e infiltrações.
Os agentes também alertaram os donos dos motéis a respeito do disjuntor DR (diferencial residual), usado para evitar choques elétricos. O dispositivo é ligado ao aterramento do prédio para acusar e desligar o circuito caso ocorra fuga de corrente. “Nossa função é orientar os proprietários sobre vários tipos de riscos”, explica o major do Corpo de Bombeiros Militar, Mário Henrique Furtado.
Este é o segundo ano consecutivo que a Operação Afrodite realiza vistoria para identificar as condições de segurança dos motéis da cidade. Em 2015, 29 motéis foram vistoriados e um foi notificado por apresentar curto-circuito na parte elétrica da banheira de um dos quartos.
Fonte: Agência Brasília