Header Ads

PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA RECBE BLOGUEIROS DE POLÍTICA DO DF E ENTRONO

Por Kleber Karpov
Na tarde de quarta-feira (1º/Jun), a presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputada Celina Leão (PPS), recebeu cerca de 30 blogueiros da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP). Durante o encontro, a parlamentar falou da importância dos blogs e de ações voltadas ao acolhimento desses profissionais naquela Casa.  Também participaram do encontro a deputada distrital, Telma Rufino (sem partido) e o administrador de Sobradinho II, Estevão Reis.
Na abertura, Celina Leão lembrou a perseguição sofrida durante a gestão do ex-governador, Agnelo Queiroz (PT), quando os blogs tornaram-se um meio de divulgação das ações no mandato para a sociedade. “Vocês têm conseguido alcançar as casas, o Facebook das pessoas, para divulgar o trabalho que a Câmara Legislativa faz”, afirmou.
O presidente da ABBP, Fred Lima, lembrou o trabalho realizado pelos blogueiros da Associação e a abrangência da cobertura, que vai da política geral a outras editorias, como segurança pública, saúde, economia, habitação, e até o entorno do DF.
Sala de imprensa
A deputada anunciou que a CLDF pretende fazer uma reforma na área atualmente destinada à imprensa, no plenário. Segundo Celina, será disponibilizada uma sala para acolher os blogueiros, o Comitê de Imprensa “Professor Chico”, em homenagem ao idealizador da ABBP, o jornalista e cientista político, Francisco de Paula, que faleceu vítima de câncer em março deste ano. De acordo com a parlamentar, também haverá uma sala destinada à mídia televisiva e radiofônica do DF.
“A grande mídia terá seu espaço na Câmara, mas isso não permite também que a gente feche os olhos para a mídia digital, e a gente não fechou os olhos de jeito nenhum, mesmo recebendo até pressão para que fechasse, para que não tivesse um apoio nesse sentido.”

O Diretor Secretário da ABBP, Toni Duarte, lembrou a importância do reconhecimento por parte da CLDF em disponibilizar um Comitê, e agradeceu os informes, que devem dar dinamismo ao processo de produção de notícias relativas à Câmara.
“Está na hora dessa Câmara Legislativa, que é a única do país que não tem um comitê de imprensa, nos permitir ter esse espaço, o nosso comitê de Imprensa digital, que agora vamos ter. Isso é importante. Esse é o canal entre o parlamento e a sociedade, que se precisa ter.”
Sinal de internet
Duarte lembrou ainda que, em outros estados, os jornalistas nas assembleias legislativas contam com internet de graça, enquanto na CLDF o sinal disponibilizado é mais lento que o sinal 3G. “Eu me sinto, como profissional, feliz de ter essa contrapartida. Já me dá ânimo como jornalista.”.
TV da Câmara Legislativa
Celina também falou sobre a instalação da TV da Câmara Legislativa, que deve ocorrer ainda durante sua gestão na CLDF, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a qual beneficiará os estudantes da Universidade, além de reduzir os custos para sua implantação.
“Não é uma prestação de serviço, é uma extensão de educação, então nós vamos ter alunos, professores. Por isso, talvez, nós vamos baratear muito o custo que estava previsto na TV Distrital”.
Celina lembrou ainda que com a migração do sinal analógico para digital, a TV Distrital será transmitida também em TV aberta no canal 61.1. Porém, segundo ela, a Rádio da Câmara deve ser implantada somente em 2017. Isso porque em agosto deve haver a migração de faixas de Amplitude Modulada (AM) para Frequência Modulada (FM), das rádios em todo o país.
O Diretor de Relações Institucionais da ABBP, Kleber Karpov, reiterou o pedido de reuniões anteriores, relativas à implantação da TV da CLDF, para que se conceda espaço para a ABBP produzir um programa de entrevistas ou debate com os parlamentares da Casa e personalidades da política do DF
Representatividade
Celina Leão afirmou ser importante esse tipo de participação e lembrou a importância da representatividade institucional da ABBP, que possibilita estabelecer esse tipo de parceria, e lembrou convênios a serem firmados com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).
“É importante vocês estarem organizados em associação como vocês estão, porque vocês sabem quem faz um trabalho sério no mercado e quem não faz, e nós respeitamos as instituições aqui”.
Estacionamento
Questionada pela recém-associada à ABBP, a blogueira Malu Silva, em relação ao acesso às vagas na garagem, Celina Leão informou que deve disponibilizar aos blogueiros 30% das vagas com destinação à imprensa. Celina informou ainda, que após a criação do Comitê Digital Professor Chico, a CLDF deve disponibilizar um servidor efetivo para dar suporte aos profissionais de imprensa, para resolver questões pontuais, como, por exemplo, a dos estacionamentos.
Credenciamento
Toni Duarte e a Diretora Administrativa da ABBP, Ana Paula Neves, se queixaram da dificuldade de trânsito dentro das dependências da CLDF, e para se dirigir a um gabinete de um deputado, por falta de credencial.
Celina Leão informou que o servidor da CLDF designado para cuidar do Comitê Digital Professor Chico, providenciará o credenciamento dos blogueiros, e que quem estiver credenciado poderá ter acesso livre acesso à Casa. “O lugar mais restrito dessa Casa é o plenário. Se você pode ir no plenário, você pode ir em qualquer lugar aqui nessa casa.”.
A Deputada também solicitou ao responsável pelo Copol, setor que coordena a segurança na Câmara, que libere o acesso aos blogueiros credenciados.
Telma Rufino
A deputada Telma Rufino lembrou os dias difíceis por que passou em 2015, agradeceu aos blogs pela ampla cobertura, e se colocou à disposição da ABBP.

Da Redação do Portal ABBP

Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.