CORPO DE BOMBEIROS CONTROLAM INCÊNDIO EM CÔMODOS DO TORRE PALACE

Um incêndio atingiu ao menos dois cômodos do terceiro andar do Hotel Torre Palace, no centro de Brasília. O Corpo de Bombeiros chegou ao local pouco depois das 6h10 desta quarta-feira (20/7) para controlar as chamas, ainda sem causas definidas. A ação durou cerca de meia hora. No muro erguido ao redor do primeiro andar do hotel é possível ver um buraco. A suspeita da corporação é de que um ou mais moradores de rua tenham entrado no local e improvisado uma fogueira para se aquecer.

Os bombeiros precisaram aumentar o buraco na parede para entrar e fazer o trabalho de rescaldo. Policiais militares também fizeram uma varredura dentro do prédio, mas ninguém foi encontrado. Duas faixas do Eixo Monumental estão interditadas. Até por volta das 7h30, as duas corporações permaneciam lá. Segundo o Corpo de Bombeiros, que deslocou cinco viaturas para a ocorrência, havia muito entulho no local do incêndio.
Abandonado desde 2013, o Torre Palace foi invadido em outubro do ano passado por integrantes do Movimento Resistência Popular (MRP). No local, também havia movimentação de moradores de rua e usuários de drogas. A desocupação, em uma ação de reintegração de posse que custou cerca de R$ 309 mil ao governo local, foi realizada em 5 de junho, pela Polícia Militar do DF, após cinco dias tensos de negociação.

Na ação, que durou cerca de meia hora, os invasores resistiram e atearam fogo no alto do prédio, usando um fogão e um botijão de gás, além de atirarem restos de tijolos, telhas e pedras nos policiais, que reagiram com várias bombas de efeito moral. No total, 16 pessoas estavam no prédio, entre elas quatro mulheres e quatro crianças, segundo a PM.
Muros foram erguidos ao redor do primeiro andar do hotel, que tem 14 andares e 140 apartamentos, para evitar novas invasões. O trabalho foi feito pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), com tijolos cedidos pela Novacap. A Polícia Militar ficou responsável pela segurança do local nos primeiros dias, mas depois ficou a cargo dos proprietários do hotel.
Fonte: Correio Braziliense