Banner Acima Menu INTERNAS

ESTUDANTES DO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II PRODUZEM REVISTAS SOBRE MATEMÁTICA

Em busca de inovar o ensino da matemática na escola, a professora do Colégio Militar Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar Iracema Dionísio propôs uma avaliação diferente por meio de uma revista sobre a aplicabilidade do conteúdo no cotidiano social. Temas como política, geometria, moda, gastronomia, história e arquitetura foram abordados por um viés em que mostra como a matemática está ao nosso redor a todo momento.

A revista foi uma avaliação bimestral dos estudantes da 2ª série do ensino médio, não só da disciplina de matemática, mas também de redação. No total, foram oito publicações — uma por turma e com enfoque específico, como o infinito, a política e o feminismo. Cada classe se dividiu entre as tarefas de repórter, diagramador, fotógrafo e editores. Todo o conteúdo foi produzido pelos próprios estudantes. Além da produção, os estudantes tiveram que apresentar o projeto, vender o produto para os professores como publicitários.
Para o comandante do colégio, tenente-coronel Setúbal, o projeto é um meio de desmitificar a ideia de que matemática é um conteúdo muito difícil. “Dessa forma, você faz com que o bicho-papão não pareça tão feio. Os alunos que têm dificuldade com matemática passam a se aproximar da matéria e enxergá-la com mais alegria”, afirma. Além disso, segundo ele, a ideia aproxima os jovens da realidade, que muito acostumados com o conteúdo programático segmentados de sala de aula, têm dificuldade em conectá-los entre si e aplicá-los ao mundo real.
Conhecimentos transversais

O professor de redação Milton de Castro, também envolvido no projeto, revela que a iniciativa proporciona aos estudantes desenvolverem não só a matemática e a escrita, mas como expressarem a própria identificação. “É uma maneira deles se enxergarem no texto. Quem lê a revista compreende melhor o aluno e o que ele pensa. É até uma forma deles próprios se conhecerem”, analisa. 
Fonte: Correio Braziliense

Postar um comentário

0 Comentários