Em
função das obras do Trecho de Triagem Norte, na DF-003, mais
conhecida como EPIA, por onde passam cerca de 100 mil veículos por
dia, equipes do Departamento de Estradas e Rodagens, Defesa Civil,
Policia Militar, Corpo de Bombeiros, SLU e Caesb fizeram uma operação
para implodir uma pedra que impedia a continuação das obras. O
trânsito no trecho de 5,2 km foi completamente interditado 30
minutos antes da implosão, que ocorreu às 15h50 deste domingo (17).
Ainda foi necessária uma segunda para destruir 10% da rocha que não
foi imediatamente liquidada.
Para
o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, a detonação foi um
sucesso. Não houve detritos na pista, assim como planejado, o que
possibilitou a abertura da mesma em pouco mais de 30 minutos. O
subsecretário de Defesa Civil, Coronel Sérgio Bezerra, afirma que a
instituição fez uma vistoria no local da implosão e nos arredores,
incluindo as casas e comércios, para observar se não houve nenhuma
rachadura ou dano. Nada foi prejudicado.
Cerca
de 1,1 ton de explosivos foram utilizados para a ruptura da pedra de
150m de comprimento e 27m de largura. A rocha, que fica sentido
Planaltina-Plano Piloto, está localizada no espaço onde serão
feitas escavações para a construção de um viaduto que dará
acesso ao Setor Taquari. Por ser muito extensa, outras detonações
serão feitas nos próximos meses. A deste fim de semana foi apenas
da parte superficial. A colocação dos explosivos foi feita às 6h
deste domingo, em 497 furos feito na rocha. Depois, uma camada de
terra foi colocada para diminuir os detritos e o barulho, já que
próximo dali há uma área ambiental com muitos animais.
Planejamento
O
subsecretário de Defesa Civil afirma que foram dois meses de
preparação para garantir a segurança dos moradores da área e dos
usuários da rodovia. O coronel explica que, por segurança, dois
raios de impacto foram previstos a partir do ponto de implosão: um
de 300m, que recebeu os destroços maiores, e outro de 1km, feito
para que haja um espaço seguro para que ninguém se machucasse.
“Na
semana passada, 42 edificações foram notificadas pessoalmente por
que estavam no raio de 300m. As pessoas foram avisadas para deixarem
momentaneamente as residências”, diz Bezerra. Durante a última
semana, o governo fez um trabalho de divulgação de vias
alternativas em que os motoristas poderiam utilizar para evitar a
área. Os usuários poderiam buscar as pistas da região do Paranoá
ou de Brazlândia para ter acesso a Sobradinho e condomínios ou
Planaltina.
Novas
obras
A
previsão é de que as obras da Ligação Torto-Colorado e do Trevo
de Triagem Norte custem R$ 207 milhões, sendo R$ 146 milhões do
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com R$
51 milhões de contrapartida do GDF e R$ 10 milhões da Agência
de Desenvolvimento do DF (Terracap). As medidas buscam uma forma de
resolver os congestionamentos diários que os usuários da rodovia
sofrem diariamente. A estrada dá acesso a diversas vias importantes,
como os Eixos rodoviários Norte-Sul, W3 e L2.
“Estamos
construindo a terceira pista entre o Torto e o Colorado. Serão seis
faixas, três em cada sentido e mais dez obras, entre pontes e
viadutos. Teremos, por exemplo, três viadutos no balão do Torto,
três próximos ao Colorado e também entradas para o Taquari”,
afirma o diretor-geral do DER, Henrique Luduvice, que garante que a
obra deve estar pronta até o início de 2018.
Fonte: Jornal de Brasília
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