Banner Acima Menu INTERNAS

REAJUSTES SALARIAL DE PMs E BMs SÓ EM 2017

A reunião articulada pelo deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB) com o governador e as associações representativas de policiais e bombeiros foi mais uma demonstração de que o governo está pouco se lixando para a atual situação dessas classes. Em resumo: Um verdadeiro fiasco e a continuidade da falta de respeito!
Assim como fez com os policiais civis semana passada, o governador Rodrigo Rollemberg foi peremptório em afirmar que não pode conceder nenhum reajuste por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e a crise econômica e financeira porque passa o GDF. Mais uma vez, como no governo anterior, trouxe a ideia de criação de um grupo de trabalho formado por representantes da Polícia Militar do Distrito Federal; do Corpo de Bombeiros; da Casa Civil; da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, mas reajuste só a partir de 2017.
Acontece que as reivindicações dos policiais e bombeiros é justa porque os recursos a serem aplicados num possível reajuste vem diretamente do Fundo Constitucional do DF, criado em 2002 para manter e organizar os órgãos de segurança pública do DF e bancado pelo governo federal, cuja previsão de reajuste para 2017está estimada na casa dos 8%, portanto, recursos mais do que suficientes para bancar o aumento salarial.
Ao mesmo tempo que nega aumento aos policiais militares e civis e aos bombeiros, Rollemberg anuncia aumento salarial para os servidores da Câmara Legislativa e do Tribunal de Contas do DF, bem como a abertura de concurso público para a contratação de 2 mil professores para a rede pública, 800 imediatamente e 1200 para o cadastro reserva.
A insensibilidade e falta de vontade política do governo para com as classes policiais do DF já é notória desde seu primeiro dia de governo. Durante a campanha eleitoral Rollemberg se comprometeu a conceder aos policiais e bombeiros uma valorização que se baseava num novo Plano de Carreira, Redução de Interstícios e Equipamentos e hoje sequer a instituição dispõe de coletes balísticos para atender toda corporação, as viaturas estão sucateadas e um péssimo Plano de Saúde a policiais e dependentes, tendo mal e porcamente um atendimento de urgência e emergência somente em dois hospitais, o Santa Helena e o Maria Auxiliadora, na Asa Norte e Gama, respectivamente.
No entanto a polícia continua trabalhando. Os índices de criminalidade baixaram consideravelmente e as apreensões de armas de fogo dispararam, com média de 7 apreensões por dia. Nem isso foi capaz de sensibilizar o governador que foi enfático na negativa de encaminhar o pedido de reajuste ao governo federal, mesmo após o Presidente interino, Michel Temer, ter se comprometido a encaminhar ao Congresso Nacional tão logo o DF o encaminhasse.
Agora o que causou surpresa nas corporações foi o fato das próprias associações não apresentarem ou divulgarem nenhuma proposta concreta ao GDF e que fosse de conhecimento dos maiores interessados, as tropas. O que se viu foram tabelas confeccionadas nos bastidores por membros das áreas de pagamento das corporações e consequentemente por membros da DIP (Diretoria de Inativos e Pensionistas) já que são dados, aparentemente, condizentes, conforme divulgado em redes sociais.
Uma coisa é certa: Se a relação de Agnelo Queiroz com a segurança de Brasília não serviu de exemplo para Rollemberg, a relação dele com os integrantes das corporações que já não era boa, agora azedou de vez. O que acontecerá daqui para frente será responsabilidade exclusiva dele. A PCDF já está em operação branca e a polícia militar não vai deixar barato, pelo menos assim pensa a maioria dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros baseado nos comentários nas diversas redes sociais.
Participaram do encontro o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, e o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio.
Hoje (05), está previsto uma reunião do deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) com representantes das corporações, já que a resposta ao prazo concedido ao GDF, decidido em reunião acerca de 20 dias, para a decisão de encaminhamento de proposta venceu ontem (04) e a resposta foi negativa. Nessa reunião será definida a data de uma Assembléia Geral em praça pública para deliberarem quais medidas serão adotadas doravante diante da negativa do governo.
Que aguardemos as cenas dos próximos capítulos.


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Vem trabalhar no Rio, no DF é moleza....

    ResponderExcluir
  2. Venham trabalhar um ano no Rio para comparar os salários e o perigo sofrido pelos policiais do PMERJ...

    ResponderExcluir
  3. Quero saber se vai sair reajuste pro antigo guanabara Distrito Federal em julho de 2017

    ResponderExcluir
  4. Quem dera tivéssemos reajuste em 2017.É pelo visto não teremos nem em 2018 nem 2019.Depois que nos passaram pra União estamos largados as traças

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.