Banner Acima Menu INTERNAS

DF REGISTRA AUMENTO DE 370% NA QUANTIDADE DE FOCOS DE INCÊNDIO ESTE ANO

Um aumento de 370% nas ocorrências de incêndio, umidade relativa do ar variando entre 13% e 23% e 85 dias sem chuva. Esse é o cenário enfrentado pelo brasiliense na primeira quinzena de agosto, durante a semana mais seca do ano até agora. A aridez traz riscos à saúde e agrava problemas como rinite, faringite e asma, alertam especialistas. O cerrado também sofre as consequências, com queimadas diárias, em diversos pontos do Distrito Federal. Diante da situação e da intensidade da seca nos últimos dias, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do DF declarou estado de alerta em toda a região. Há, porém, um vislumbre de alívio. Técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esperam, para esta madrugada e para o início da próxima semana, chuvas esparsas e em pequenas quantidades.
A meteorologista Morgana Almeida afirma que, se as previsões se concretizarem, ao menos temporariamente o brasiliense terá um pequeno alívio. A última vez que o órgão registrou chuvas nesta época do ano foi em 2009. Os registros de baixa umidade de 2016 ainda não superaram os de 2015. Segundo dados do Inmet, o menor índice de umidade do ano passado foi de 11%, em 20 de setembro e, novamente, em 18 de outubro. Na última terça, 9 de agosto, os aparelhos do instituto registraram 13%.

As queimadas, por outro lado, estão batendo recordes. Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que, proporcionalmente, o DF é a unidade da Federação com maior número de queimadas em 2016, em relação a 2015 — com um aumento de 370% no número de focos de 1º de janeiro a 10 de agosto, com, pelo menos, 160 registros este ano, contra 34 no mesmo período do ano passado. O Acre fica em segundo lugar, com 222%, e o Amapá, em terceiro, com 163%. O Inpe registrou aumento de 67% no número de ocorrências na capital ainda no comparativo de 2013 para 2014, quando satélites registraram um salto de 46 para 77 incêndios em regiões de cerrado.
Fonte: Matropôles

Postar um comentário

0 Comentários