Banner Acima Menu INTERNAS

FEDERALIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA: PROPOSTA DE LAERTE BESSA

Uma das consequências seria a escolha dos comandantes das forças de segurança pela presidência da República
O deputado Laerte Bessa (PR-DF) está numa cruzada para convencer o presidente em exercício Michel Temer a propor o debate da federalização da segurança pública do DF. Na prática, significa entregar ao Ministério da Justiça a gestão dos recursos do setor e a política de combate à criminalidade. Tudo ficaria a cargo da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A verba do Fundo Constitucional destinada à segurança seria separada das referentes à educação e saúde. Os detalhes teriam de ser definidos em lei. O tema é bem polêmico. Encontra adeptos e opiniões contrárias.
Uma das consequências seria a escolha dos comandantes das forças de segurança pela Presidência da República, sem vinculação com o governo do DF, como ocorre com o chefe do Ministério Público do DF. “Estou convencido que este modelo seria muito positivo para o DF”, diz Bessa.
Assessor do presidente Michel Temer, Tadeu Filippelli é cauteloso com o tema. Diz que é possível abrir o debate, mas não como solução num momento de crise pela campanha salarial da Polícia Civil.
POR HELENA MADER – CB.PODER

Postar um comentário

0 Comentários