Banner Acima Menu INTERNAS

CORPOS SE ACUMULAM E CHEIRO DE CADÁVERES SE ESPALHA NO HRAN


Do Metrópoles
Por Manoela Alcântara  
A falta de dignidade nos hospitais da rede pública do Distrito Federal não se limita aos vivos. A câmara fria do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde são guardados os cadáveres e restos mortais de pacientes que morreram na unidade, está superlotada e com a temperatura inadequada. Sem a devida refrigeração, o cheiro dos cadáveres começa a incomodar os pacientes internados nos quartos.
Vídeos gravados por funcionários e obtidos com exclusividade pelo Metrópoles Vmostram até 10 restos mortais de bebês em uma só gaveta. As imagens foram gravadas na tarde desta terça-feira (13/9) e chocam pelas más condições de armazenamento.
Instalações precárias, armários enferrujados, um corpo enfaixado sobre uma maca e materiais como facas e martelos sujos e gastos lembram mais um filme de terror do que um hospital público.
Enquanto o ambiente é filmado, um servidor fala: “Estamos aqui no necrotério do Hran, onde todas as gavetas estão emperradas. Em cada gaveta há dois cadáveres”, diz. Em outro trecho, o funcionário mostra os equipamentos utilizados para fazer necrópsias e denuncia: “Não há nem esterilização. Ficamos expostos à contaminação”.
Veja o vídeo abaixo, não recomendado para pessoas sensíveis.
Ao todo, o Hran tem oito gavetas para manter os corpos. Da câmara fria, eles são liberados para as famílias fazerem o enterro ou seguem para o Instituto Médico Legal (IML) para necrópsia. De acordo com o relato no vídeo, existem corpos que estão no local há meses. A etiqueta de uma das gavetas aponta a data de óbito como “julho de 2015”. O cadáver em cima da maca estava nessas condições justamente porque não havia espaço nas gavetas.
É um desrespeito com as famílias tratar os mortos dessa maneira. Não existe um comprometimento do Estado em manter as máquinas assistidas. É um constrangimento desnecessário. Além disso, o cheiro já está vazando para o hospital”, afirmou a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (SindSaúde), Marli Rodrigues.
GDF nega problemas
Apesar do vídeo ter sido gravado nesta terça (13) e da denúncia ter partido de servidores do próprio hospital, a Secretaria de Saúde nega problemas. “A direção do Hospital Regional da Asa Norte informa que a geladeira não está com a temperatura fora do normal. O que houve durante o fim de semana foi o acúmulo de corpos, mas a situação já foi resolvida e o armazenamento dos corpos está normalizado”. A pasta não comentou sobre o cheiro que está se alastrando pelo Hran.

Postar um comentário

0 Comentários