1º LUGAR EM BOAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE

Na tarde do dia 26 de outubro de 2016, no auditório do STJ, nossa Corporação recebeu o premio de 1º Lugar no Concurso Nacional do 6º Prêmio de Boas Práticas de Sustentabilidade A3P do Ministério do Meio Ambiente, na categoria uso/manejo sustentável dos recursos naturais com o projeto “Uso do sistema de espuma por ar comprimido, no combate a incêndios classe A e B”.
Projeto: Uso do sistema de espuma por ar comprimido no combate a incêndios classe A e B
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) tem como missão a proteção de vidas, do patrimônio e do meio ambiente. Dentro dessa filosofia, o CBMDF pesquisou sobre o uso de “Sistema de espuma por ar comprimido” no combate a incêndios urbanos.
As pesquisas foram iniciadas em 2007 por meio de projeto apoiado pela FINEP/MCT. A partir de 2013 o Sistema de espuma foi integrado ao chassi das viaturas da frota de combate a incêndios no DF. Hoje o Sistema é utilizado no combate a incêndios urbanos.
O “Sistema de espuma por ar comprimido” manifesta cinco grandes vantagens:
1. Menos água. O agente extintor de incêndios significa um avanço significativo no uso racional da água. Nos testes realizados foi percebida uma diminuição significativa na quantidade de água utilizada no combate a incêndio – utiliza seis vezes menos água que nos procedimentos normais.
2. Melhor Resfriamento na operação. A temperatura cai seis vezes mais rápido em ambiente confinado.
3. Menos poluição atmosférica. O sistema diminui a poluição gerada em incêndios, na medida em que a espuma cobre e impede a liberação de gases tóxicos (incluindo os cancerígenos) na atmosfera e meio ambiente.
4. Menos poluição pluvial. No combate tradicional aos incêndios, a água em excesso escorre para a rede de águas pluviais, carreando materiais tóxicos para os mananciais. O uso da espuma evita este efeito, pois ela se fixa ao material e fica contida no local onde foi jogada. É importante ressaltar que a espuma é 100% biodegradável em menos de 30 dias.
5. Menos riscos. Por conta das vantagens associadas, o sistema aumenta a sobrevida das pessoas que estão no ambiente e protege os bombeiros que atuam na operação.
O Comandante Geral parabeniza todos os militares que participaram direta e indiretamente neste projeto de pesquisa que proporcionou uma nova cultura nos combates à incêndios urbanos e que hoje consolida o compromisso do CBMDF com a responsabilidade socioambiental e a busca de tecnologias sustentáveis.
O CBMDF agora é VERDE!
Bombeiro Verde do Brasil