Banner Acima Menu INTERNAS

BANCÁRIOS DO DF ACATAM PROPOSTA E ENCERRAM GREVE

Bancários do Distrito Federal decidiram, em assembleia nesta quinta-feira (6), encerrar a greve iniciada há um mês, em 6 de setembro. Com o fim da paralisação, o retorno aos postos de trabalho deve ocorrer já na manhã desta sexta (7)
A assembleia foi realizada no Setor Bancário Sul, no centro de Brasília, onde ficam as sedes de grandes bancos do país. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do DF, Eduardo Araújo, a proposta não agradou a entidade, mas levar a greve adiante traria poucos benefícios se comparada ao "desgaste da categoria".
"A proposta chegou ao limite. Se não acatássemos, a negociação começaria do zero." Foram 10 rodadas de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) até o fim da greve.
A proposta da Fenaban foi apresentada em São Paulo na última quarta (5) e prevê reajuste de 8% para 2016 mais abono de R$ 3.500,00. Há também 15% de reajuste no vale-alimentação, 10% no vale-refeição e 10% no auxílio-creche e babá.
De acordo com Araújo, cerca de 600 agências ficaram fechadas no DF durante o movimento grevista. Ele afirmou que algumas agências continuaram funcionando, mas não todos os dias.
Nesta quinta, a greve dos bancários completou um mês, com 13.245 agências e 29 centros administrativos fechados em todo Brasil, de acordo com balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Segundo a entidade, 56% do total de funcionários aderiram às paralisações.
A proposta da Fenaban acatada pelos bancários também prevê licença-paternidade de 20 dias (contra os 10 atuais) e a criação de um centro de realocação e requalificação, dentro do tema emprego. Os dias parados serão abonados.
Atendimento
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem usar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.
Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.
Greve passada
A última paralisação dos bancários ocorreu em outubro do ano passado e teve duração de 21 dias, com agências de bancos públicos e privados fechadas em 24 estados e do Distrito Federal. Na ocasião, a Fenaban propôs reajuste de 10%, em resposta à reivindicação de 16% da categoria.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários