MATERIAL MÉDICO NA VALIDADE É ACHADO ABANDONADO PRÓXIMO A HOSPITAL DO DF

Caixas com material hospitalar foram encontradas na manhã desta segunda-feira (17) próximo ao Hospital Regional de Santa Maria. Uma equipe da Polícia Militar foi destacada para apreender os equipamentos de hemodiálise que ainda estavam dentro da validade e foram encontrados em um terreno baldio. A Secretaria de Saúde informou que o material não vem do hospital público.
A maioria dos equipamentos ainda estava dentro da embalagems, mas parte estava aberta e “sem condições de uso”, segundo a PM. Os militares colocaram o material em dois carros da corporação e levaram à 20ª DP para realizar o registro.
Destinatária do material, a Sociedade de Clínica Médica, localizada na Asa Sul, informou que tem contratos com a empresa Fresenius Medical Care Ltda, que enviou os produtos em 2 de abril.
De acordo com a coordenadora de enfermagem da entidade, o material foi enviado diretamente para uma paciente que estava em diálise. Em abril deste ano, ela teve complicações e passou para hemodiálise.
"Segundo informações da família, quando isso aconteceu eles doaram os materiais que tinham em casa para uma pessoa que fazia dialise peritoneal em casa", disse a sociedade, que afirmou orientar os pacientes a não desprezar equipamentos de forma irregular.
Um auditor da Agefis foi ao local para apurar quem seria o responsável pelo descarte irregular. De acordo com o órgão, a infração é considerada gravíssima e pode gerar multa de, no mínimo, R$ 18 mil.
Até as 9h45 a Polícia Militar estava na delegacia com equipes da Agefis para decidir quem teria responsabilidade sobre a apreensão.
A Secretaria de Saúde recomenda que material cortante ou pontiagudo deve ser descartado em uma caixa de papelão lacrada e identificada e entregue ao centro de saúde mais próximo.