Banner Acima Menu INTERNAS

ROLLEMBERG ENSAIA SUGERIR A MÁRCIA DE ALENCAR." PEDE PARA SAIR"

Com o colapso das forças de segurança do Distrito Federal engatilhado, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fez o primeiro movimento depois de meses de apatia. E rifou a cabeça da secretária Márcia de Alencar. A notícia boa é que Rollemberg convidou o ex-secretário do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame para assumir a gestão dessa área aqui no DF. A ruim: Beltrame não aceitou.
Ao procurar um substituto para Márcia de Alencar, Rollemberg admite o que a população tem por óbvio. Se o governo não mediar com eficiência a crise instalada entre as forças de segurança, as consequências serão gravíssimas. Duas ocorrências só nesta terça-feira (25/10) ilustram esse potencial explosivo.
De manhã, agentes policiais de custódia, que pertencem aos quadros da Polícia Civil, foram barrados na porta da Papuda com 95 presos de alta periculosidade. Na entrada do complexo, agentes de atividades penitenciárias em greve impediram o bonde de passar. Quando voltou para o Departamento de Polícia Especializada (DPE), o comboio foi novamente embarreirado. Dessa vez, por grevistas da Polícia Civil. Ao relatar o episódio, o condutor de uma das viaturas resumiu a vontade dos policiais: “A gente deveria desembarcar o pessoal lá na frente do Buriti”.
Quase ao mesmo tempo, policiais militares foram até o Instituto de Criminalística da Polícia Civil pedir perícia em uma viatura usada pela PM. Ouviram dos agentes um desdenhoso “não”. A justificativa oficial? Greve. A extraoficial é que falta boa vontade entre as categorias. Sentimento fermentado todas as vezes que os civis medem o calibre de seus contracheques com os dos oficiais da PM, abonados em função de gratificações.
E a dura constatação: foi o próprio governo quem criou esse ambiente de disputa entre corporações irmãs. O GDF raciocinou que era melhor ter o apoio de uma das forças. E se alinhou com a PM. Na chefia desse sistema inflamado está a secretária Márcia de Alencar, a quem o governador ensaia para sugerir, com toda a delicadeza: “Pede pra sair, 01”.
Fonte:Metrôpoles

Postar um comentário

0 Comentários