Banner Acima Menu INTERNAS

SERÁ QUE O BOMBEIRO MILITAR TRABALHA POUCO?

Vamos explicar sobre a escala 24 por 72horas, ou seja, o militar trabalha 24 horas e folga 72 horas, essa é uma escala que temos na rotina do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e em outros estados. Quem, logo, observa uma escala 24 x 72 tende a achar que ela é leve e oportuna, ou seja, a pessoa observa que o militar do Corpo de Bombeiros ficou 3 dias em casa. Assim, mostraremos que o militar não tem favorecimento nenhum em cima desta escala.
A escala de 24 horas é quando o militar trabalha o equivalente a 1 dia inteiro, iniciando a sua jornada às 08:00h e terminando às 08:00h do dia seguinte e depois ele fica 72 horas em sua casa, o que equivale a 3 dias ininterruptos. Com isso, muitos olham para o militar falando que ele fica 3 dias em casa, muitas vezes esses dias cai em dias de semana, ou seja, dias úteis. Quem o vê 3 dias em sua casa pode achar que ele trabalha pouco, mas não podemos esquecer é que antes das 72 horas na sua residência ele trabalhou 24 horas ininterruptas, assim observamos que 24 dividido por 3, equivalente a 3 expedientes completos de 8 horas.

A tabela abaixo explicará quantas horas trabalha um cidadão com emprego normal e quantas horas trabalha um bombeiro militar, além de mostrar as diferenças de horas trabalhada no final do mês.
Na tabela acima ficou notável a diferença de horas trabalhado pelo bombeiro militar, só que nessa tabela não foram inseridos os serviços extras como carnaval, olimpíadas, copa do mundo e revéillon, também não foram inseridos os socorros extraordinários como fogo nas reservas de preservação, operação contra alagamentos, entre outros que levam muito tempo e demanda serviços ininterruptos. O que demanda uma carga horária excessiva laborativa de toda sua vida no exercício da profissão. E essas 32 horas que estamos tratando de apenas um mês, agora imaginem isso ao longo de 30 anos, o quanto mais esse Bombeiro Militar não trabalhou em relação as demais profissões.
Ao longo de 30 anos o militar do Corpo de Bombeiros trabalhou 11.520 horas a mais em relação a um trabalhador que trabalha em um regime de 8 horas diárias em dias úteis.
Estudam a mudança de 30 para 35 anos para que o militar se aposente, isso acarreta em uma diferença de mais de 13.000 horas de trabalho, isso em regime de estresse e riscos característicos da profissão, isso sem lembrar das atividades extras que os militares são submetidos no decorrer da carreira.
Assim demonstramos que o Bombeiro não trabalha pouco, muito pelo contrário trabalham muito e trabalham bem. Esse texto serve para esclarecer a escala de 24 horas por 72 horas que ela não é uma escala oportunista, ela não é uma facilitação. O fato de o bombeiro ficar três dias seguidos em casa não quer dizer que ele está em condição favorável em relação aos demais cidadãos. Deve-se lembrar que a jornada de trabalho dele foi de 24 horas seguidas, sem levar toda a situação de stress, de riscos, de medo e de periculosidade a que a profissão submete esses profissionais.
Estamos tratando aqui somente da carga horária, esperamos que o texto possa esclarecer um pouco a rotina de trabalho de um Bombeiro Militar e que essa escala possa parar de parecer ser frouxa e sim de sobre maneira trabalhosa e desgastante.
Fonte: Bombeiros DF / Glauco Machado - BM

Postar um comentário

11 Comentários

  1. A carga horária semana de um trabalhador comum são de 44 horas, pois ele trabalha também no sábado, ou seja 176 horas mensais. Agora se você pergunta para qualquer trabalhador comum se ele gostaria de trabalhar 24/72 pra ganhar o salário de um bombeiro, com certeza ele iria querer sem nenhum receio ou reclamação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele iria querer porque o brasileiro é preguiçodo e oportunista. Mas fazer oque os bombeiros fazem eles nao iriam querer nem a pau ne

      Excluir
  2. Fala pra esse cidadão comum fazer o concurso.. É simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, salário bom todo mundo quer! Mas estudar e se esforça dia após dia, isso tanto antes quanto depois de presta o concurso ninguém quer né...
      Se entrar e seu sonho faça dele realidade entrega nas mãos de Deus e faz sua parte, que Deus faz a dele ;)

      Excluir
  3. Eu pensava que um bombeiro trabalhava 12x36

    ResponderExcluir
  4. Será que é realmente obrigado a trabalhar aos sábados durante o dia e sexta durante a noite? Porquê minha religião não aceita que nós trabalhamos após o pôr do sol de sexta e antes do por do sol de sábado

    ResponderExcluir
  5. Sou bombeiro, trabalhei 22 anos nessa escala. Sofri um acidente grave e dezenas menores. Ser acordado às 2 da madrugada por uma sirene e de repente se expor ao sangue, fogo e stress extremo não é pra qualquer um!

    ResponderExcluir
  6. A escala dos bombeiros de São Paulo, não é 24 x 48? Se não é já foi um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei são São Paulo, mas aqui no Paraná é. Sou sd do corpo de bombeiros, 24 x 48 não é com conversa, o mais desanimador é que não há o mínimo de vontade por parte do comando e governo do estado em alterá-la. São 240 horas mensais trabalhadas no mês. Contra o que está previsto em lei, máximo de 144 horas,no final da carreira são anos a mais de trabalho... Quem sonha em prestar concurso, análise bem o estado que vai tentar antes...

      Excluir

Obrigado pela sugestão.