TITULO

TEMPESTADE EM SAMAMBAIA TEVE VENTO DE 60KM/H

O temporal que atingiu Samambaia na madrugada desta quinta-feira (20) foi decorrente de nuvens cúmulo-nimbo (cumulosnimbus), caracterizadas por grande desenvolvimento vertical e associadas a fenômenos meteorológicos extremos, como tempestades volumosas, descargas elétricas e ventos fortes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação foi resultado da combinação de altas temperaturas na atmosfera e a baixa umidade do ar. Durante a quarta-feira (19), os termômetros marcaram 33,8ºC de temperatura máxima, e a umidade do ar ficou em 32%.
Os ventos que destelharam cerca de mil casas na região administrativa atingiram velocidade de 60 quilômetros por hora (km/h) e intensidade 7 na escala Beaufort de classificação, que varia de 52 a 61 km/h nessa categoria. “São ventos enquadrados como fortes, que podem mover galhos de árvores, dificultam a locomoção e têm força para derrubar uma aeronave”, explica a meteorologista do Inmet Ingrid Peixoto.
Devido ao incidente, o Inmet emitiu o Alerta Laranja, avisando sobre o risco de chuva de granizo, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos. Ainda de acordo com o Inmet, a previsão até domingo (23) é que continuem a ocorrer chuvas intensas e com possibilidade de queda de granizo, devido às altas temperaturas registradas na última semana. “Na madrugada de segunda-feira (17), registramos a temperatura mínima mais alta do ano, com 21,7ºC, e 25% de umidade”, constata a meteorologista. Na madrugada de hoje (20), a temperatura ficou em 19,5ºC. A média para outubro, segundo o Inmet, é de 17,4ºC.
Cuidados em caso de chuvas e ventos fortes
Devido à grande possibilidade de novas chuvas fortes nos próximos dias, a Defesa Civil recomenda que, em caso de destelhamento, a pessoa procure o abrigo mais próximo, como em residências de amigos e parentes. Também é preciso manter-se longe de árvores e postes, para evitar o risco de queda e de raios. Para alagamentos, a orientação é que a energia elétrica seja desligada com cuidado, com uso de calçados de borracha.
Em caso de acidente, deve-se ligar imediatamente para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros Militar do DF.
Fonte: Metrôpoles


Nenhum comentário:

Obrigado pela sugestão.

BOMBEIROS DF. Tecnologia do Blogger.