Banner Acima Menu INTERNAS

BRASIL TEM MINÉRIO MAIS CARO DO MUNDO, SENDO VENDIDO A PREÇO DE BANANA

Nosso nióbio (símbolo químico Nb) está sendo vendido a preço de banana. O Brasil detém 98% das reservas e 91% da produção mundial do minério.
Tal vantagem competitiva em relação ao nióbio desperta cobiça e preocupação por parte das grandes siderúrgicas e maiores potências econômicas, que costumam incluir o nióbio nas listas de metais com oferta crítica ou ameaçada. É isso também que alimenta teorias de que o Brasil vende seu nióbio “a preço de banana”; que as reservas nacionais estão sendo “dilapidadas”; e que o país está “perdendo bilhões” ao não controlar o preço do produto. FHC e Lula sabem disso.
"O nióbio, um metal nobre descoberto em 1801, é usado para a fabricação de peças inoxidáveis e em outras ligas de metais não-ferrosos, como as utilizadas em oleodutos e gasodutos. Por suas propriedades, também é largamente utilizado em indústrias nucleares. Grande quantidade de nióbio é utilizada em superligas para a fabricação de motores de jatos e subconjuntos de foguetes - equipamentos que necessitam de alta resistência à combustão. Pesquisas avançadas com este metal foram utilizados no programa Gemini, da Nasa." (Estadão )
O quase monopólio brasileiro da produção desperta a cobiça e a preocupação de outros países, pois ninguém gosta de depender de um único fornecedor. Documento do Departamento de Estado americano, vazado em 2010 pelo WikiLeaks, inclui as minas brasileiras na lista de locais considerados estratégicos para a sobrevivência dos EUA. Em 2011, um grupo de companhias chinesas, japonesas e sul coreanas adquiriram por US$ 4 bilhões 30% do capital da brasileira Companhia Brasileira de Metarlugia e Mineração - CBMM.
O Brasil detém praticamente todo o nióbio do planeta, mas este potencial é desaproveitado. O que se esperaria é que o Brasil tivesse uma estratégia muito bem definida por se tratar de uma matéria-prima fundamental para as indústrias de tecnologia de ponta e que pode ser vista como uma fortaleza para a produção de energias limpas e para o próprio desenvolvimento industrial do país”, emenda.
Se o Brasil não está aproveitando hoje suas riquezas minerais como deveria é porque não tem uma política industrial nesse sentido. O que não podemos fazer é guardar toneladas de minério sem saber se no futuro isso será tecnologicamente utilizado ou não. Somos obrigados a aproveitar os nossos recursos minerais justamente devido à revolução tecnológica. 
O Brasil poderia ser uma das maiores potencias mundiais se não fosse a TRAIÇÃO da classe política

Fonte: G1 / You Tube / Bombeiros DF

Postar um comentário

8 Comentários

  1. porque ninguem faz nada contra a traiçao de arachas

    ResponderExcluir
  2. Lamentavel como nossos representantes. So pensam em rouba e tao nem ai pro povo

    ResponderExcluir
  3. E por que isso nao e divulgado pela mídia, e ninguém toma uma posição? Aliás a mídia tem encoberto tantas coisas.

    ResponderExcluir
  4. ESTES COMUNISTAS DEVIAM SER BANIDO DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  5. Como ter dinheiro pra krl Compre uns 100Kg de niobio vai no estador unidos e vende

    ResponderExcluir
  6. https://super.abril.com.br/ciencia/a-verdade-sobre-o-niobio/
    Texto muito mais realista sobre o niobio

    ResponderExcluir
  7. https://super.abril.com.br/ciencia/a-verdade-sobre-o-niobio/
    Texto muito mais realista sobre a falácia do nióbio

    ResponderExcluir
  8. Será que o presidente do Brasil sabe de tudo isso? Ou ainda não foi informado? Vamos divulgar para vê o que pode acontecer. Eu não entendo dessas riquezas mas vejo o enorme prejuízo que o Brasil está sofrendo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.