Banner Acima Menu INTERNAS

JOE VALLE E O NOVO PRESIDENTE DA CLDF

O Novo presidente da Câmara Legislativa é Joe Carlo Viana Valle (PDT). Com uma votação acirrada, ele recebeu 12 votos, empatando com Agaciel Maia (PR). Pelos critérios de desempate, o pedetista venceu porque foi eleito distrital em 2014 com mais votos do que o seu rival. O resultado, entretanto, demorou quase uma hora para ser proclamado, em função de uma grande confusão que se formou entre os parlamentares após a votação.
A disputa foi definida apenas nos últimos minutos da votação, ocorrida no começo da tarde desta quinta-feira (15/12). Até o início da sessão que escolheria o futuro comandante da Casa pelos próximos dois anos, Agaciel contabilizava 13 votos a seu favor. Mas o distrital Robério Negreiros (PSDB) virou o jogo e deu a vitória a Joe Valle.
A sessão que escolheu Joe como presidente da Câmara Legislativa foi marcada por muita confusão. Após a votação, Chico Vigilante (PT) disse que “a trama da Drácon (operação que desvendou suposto esquema de corrupção na Câmara) ganhou as eleições e vai continuar a mandar na Casa”, disse o petista. Já Reginaldo Veras (PDT) repreendeu Vigilante e afirmou que se o distrital quiser que questione o resultado na Justiça.
Agaciel, candidato do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), chamou a votação de “farsa”. Disse que foi a presidente afastada da Casa, Celina Leão (PPS), que conduziu todo o processo. “O Joe é um laranja da Celina”, gritou em plenário.
Confira os votos:
JOE VALLE:
Celina Leão (PPS)
Chico Leite (Rede)
Claudio Abrantes (Rede)
Cristiano Araújo (PSD)
Joe Valle (PDT)
Liliane Roriz (PSB)
Rafael Prudente (PMDB)
Raimundo Ribeiro (PPS)
Reginaldo Veras (PDT)
Robério Negreiros (PSDB)
Sandra Faraj (SD)
Wellington Luiz (PMDB)
AGACIEL MAIA:
Agaciel Maia (PR)
Bispo Renato Andrade (PR)
Chico Vigilante (PT)
Israel Batista (PV)
Juarezão (PSB)
Julio Cesar (PRB)
Lira (PHS)
Luzia de Paula (PSB)
Ricardo Vale (PT)
Rodrigo Delmasso (Podemos)
Telma Rufino (PROS)
Wasny de Roure (PT)
Currículo
O pedetista está no segundo mandato na Casa. Joe foi eleito pela primeira vez em 2010 e, em 2014, conquistou a vaga na Casa com 20.352 votos, ou 1,33% do total recebido por todos os 24 parlamentares.
Sexto distrital mais votado nas últimas eleições para cargos majoritários, Joe nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1964. Casado e pai de duas filhas, o potiguar reside em Brasília há mais de 40 anos. Engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília (UnB), é um dos principais produtores de alimentos orgânicos no país.
No governo de Rodrigo Rollemberg (PSB), chefiou a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Mas voltou à Câmara em setembro deste ano. Um dos motivos seria o interesse do parlamentar em ocupar a vice-presidência da Casa, vaga aberta com a renúncia de Liliane Roriz (PTB). A expectativa, no entanto, não se confirmou. O vice-presidente Juarezão (PSB) acabou assumindo interinamente a chefia da Casa após o escândalo da Operação Drácon, que envolveu toda a Mesa Diretora da Câmara Legislativa.
No Executivo, Joe também já ocupou o cargo de secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e de presidente da Emater/DF. Tem mais de 30 leis aprovadas como, por exemplo, a que prevê alimentação saudável nas escolas.
Em novembro deste ano, foi o primeiro candidato a se lançar oficialmente na disputa da presidência da Câmara Legislativa. Na ocasião, o nome de Joe foi lançado pelo Bloco Sustentabilidade e Trabalho, liderado por Reginaldo Veras (PDT); Cláudio Abrantes e Chico Leite, ambos da Rede; e o professor Israel Batista (PV).
Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

0 Comentários