Brasília
vai transportar no Metrô até o último dia do ano cerca de dois
milhões e 40 mil usuários. A previsão para 2017 é de que esse
número seja superior a dois milhões e 400 mil pessoas, um
crescimento de 17, 65%.
Por
Toni Duarte
O
presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, ao retornar do Japão, onde
passou 20 dias visitando o sistema metroviário do país, a convite
do governo japonês, sentiu o quanto a mobilidade sobre trilhos no
Brasil, e em especial em Brasília, ainda é atrasada anos-luz do que
viu na terra do sol nascente.
Mesmo
assim, o choque de realidade não foi motivo para demover o
especialista em sistema metroviário de continuar persistindo a
convencer o governo federal, por meio do Ministério da Fazenda, a
liberar R$ 270 milhões para a compra de, pelo menos, dez trens que
irão substituir os que estão em uso há mais de 20 anos.
“Meu
único defeito: sou viciado em trilhos”, disse Marcelo Dourado, ao
receber um grupo de blogueiros da Associação dos Blogueiros de
Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP) em seu gabinete nesta
quarta-feira (14), para fazer um balanço dos avanços conseguidos
para transformar o Metro DF, no mais importante meio de transportes
de pessoas do Distrito Federal.
Quando
assumiu o comando da empresa em janeiro de 2105, Marcelo Dourado se
deparou com um sistema caro, equipamentos obsoletos e com contratos
complicados.
“Fizemos
novas licitações de contratos de manutenção do Metrô e posso
garantir que hoje as falhas são cada vez menores. A modernização
do sistema que vem acontecendo no âmbito da radiofonia, telefonia
fixa e sinalização, transformou o Metrô no meio de transportes
mais confiante, mais rápido e mais seguro do DF”, afirmou.
Ele
disse que a empresa faz uma economia do dinheiro público de R$ 71
milhões por ano comparado ao antigo contrato. Afirmou que, pela
primeira vez na história, o Metrô-DF possui um gerenciamento de
manutenção, que antes estava nas mãos de empresas terceirizadas e
hoje o sistema está nas mãos dos técnicos do próprio órgão.
“Estamos
investindo na capacitação dos nossos profissionais, por isso levei
dois engenheiros para o Japão, com o objetivo de conhecer as
oficinas dos trens e fabricação de material. O sistema tem muito
menos falha do que no passado, e com uma economia espetacular.
Esperamos transportar no próximo ano mais de dois milhões e
quatrocentas mil pessoas”, comemora.
Marcelo
Dourado afirmou que os projetos para a expansão da linha Samambaia e
Ceilândia estão prontos, bem como a linha Asa Norte irá contribuir
para a revitalização da W3 Sul. Ele criticou o governo brasileiro
por não priorizar o transporte sobre trilhos e que anda na contramão
do mundo.
“Quando
estava na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste –
Sudeco, em 2011, órgão ligado ao Ministério da Integração
Nacional, lançamos um projeto para trens de media velocidade de 160
quilômetros por hora. Acredito ainda que o projeto
Brasília/Luziânia, que já tem o trilho e que pode ser feito as
adaptações, se consolide por ser uma obra de custo baixo e mais
barato e eficiente do que o BRT”, comparou.
Dourado
disse que tenta amenizar um problema grave no Metrô, que é a falta
de pessoal. A empresa possui 1.010 funcionários quando precisaria de
pelos menos de 1.500 empregados. “Precisamos contratar com urgência
os concursados na área de segurança e de engenharia e agentes de
estação na área operacional e técnica. O nosso único entrave é
a Lei de Responsabilidade Fiscal. O GDF está lutando para vencer a
batalha e vai sair do limite prudencial. Por isso lutei e
consegui prorrogar o concurso por mais dois anos. Tenho absoluta
certeza que o GDF vai superar essa barreira”, acredita.
O
presidente do Metrô-DF destacou o termo de cooperação feito entre
a empresa e a Policia Militar do Distrito Federal para atuar nas
áreas lindeiras. Para a vigilância nas estações e plataformas foi
contratada uma empresa de segurança armada.
“Vamos
também assinar um termo de cooperação com o Corpo de Bombeiros,
que já atua em nossas áreas com ações preventivas e corretivas do
nosso sistema. A segurança é fundamental para um sistema que
transporta milhares de pessoas todos os dias. Somos um tipo de
transporte mais seguro do mundo”, assegurou.
Fonte:
Radar DF
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