BOMBEIROS DESENVOLVEM PROJETO PARA A TERCEIRA IDADE

Desenvolvido para o público da terceira idade, o Programa Bombeiro Amigo realiza atividades voltadas para a saúde global do idoso. Entre elas, a atividade física e a ginástica. O Programa também inclui aulas de artesanato, alfabetização, trabalhos com horta, canto coral, informática, aulas de dança, grupos terapêuticos e confraternizações (APROS, 2012).
O Programa Bombeiro Amigo tem como principais objetivos:
I - desenvolver atividades que visam o bem-estar físico, psicológico e social da pessoa na terceira idade;
II - promover mudanças significativas na qualidade de vida dos seus participantes, através do cuidado com a saúde integral;
III - oferecer à comunidade oportunidades para que o idoso permaneça integrado;
IV - criar para o idoso um espaço de produtividade que dissemine uma cultura de respeito e valorização constantes e, assim, permita que o mesmo continue com seu papel ativo, produtivo, afetivo e cidadão (SEPLA, 2011).
Atualmente, o Programa Bombeiro Amigo funciona na Ceilândia, Brazlândia, Samambaia, Gama e São Sebastião.
Para participar do Programa Bombeiro Amigo o idoso deve procurar uma das unidades e efetivar sua inscrição no Programa com a Carteira de identidade e uma foto 3x4 recente. Após conhecer e escolher a atividade que deseja participar o idoso deve providenciar atestado médico e uniforme do programa. Caso existam vagas, as inscrições podem ser realizadas de fevereiro a novembro no período vespertino.

Fonte: CBMDF