Banner Acima Menu INTERNAS

BLITZ EDUCATIVA AMBIENTAL – OPERAÇÃO VERDE VIVO

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal através do Grupamento de Proteção Ambiental, no dia 06 de maio, reuniu na Quadra 14 do Park Way diversos agentes públicos em uma blitz educativa entre 8h às 12h.
A ação teve como objetivo conscientizar os moradores sobre os cuidados para a prevenção de incêndios florestais durante o período de estiagem. Além do CBMDF a ação contou com a presença de representantes da Marinha do Brasil e da Aeronáutica, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), do Jardim Botânico de Brasília (JJB) e da Reserva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (RECOM IBGE) e da Administração do Park Way.
A “Blitz Educativa”, foi uma das ações de conscientizações à população a fim de que se evite incêndios florestais , especificamente na região e estão previstas no Plano de Operações Verde-Vivo do CBMDF. Durante a Blitz os condutores que passavam pelo local foram orientados sobre a importância de não colocar fogo em lixo ou em podas de árvore, principais motivos para aparecimento de focos de incêndio na região. Equipes abordaram os condutores para distribuir material educativo. Também foi oferecida uma fita (do tipo do Senhor do Bonfim) para ser amarrada no veículo de quem aderiu à campanha de conscientização com frases relacionadas a ações preventivas ao combate ao incêndio florestal e preservação da flora e fauna.
A atividade preventiva conseguiu atingir 850 (oitocentos e cinquenta) veículos que passavam pela região. Assim foi considerada um sucesso e espera-se colher bons resultados este ano tendo em vista que a área frequentemente e atingida por incêndios subterrâneos que por vezes duram em torno de 20 dias de combate.

O CBMDF alerta que colocar fogo em podas de árvore e em lixo é crime ambiental, conforme estabelece o Decreto nº 4.329, de 5 de junho de 2009. A legislação determina que os resíduos sejam usados no processo de compostagem para produção de adubo orgânico.
Fonte: CBMDF

Postar um comentário

0 Comentários