Banner Acima Menu INTERNAS

CIDADES LIMPA FICA EM SAMAMBAIA ATÉ 2 DE JUNHO

Depois de passar por 12 regiões do DF, o programa Cidades Limpas chega a Samambaia. Até 2 de junho, o mutirão com 186 trabalhadores atuará em serviços de limpeza, conservação e revitalização. A 15ª edição da operação coordenada pela Secretaria das Cidades foi lançada na manhã desta segunda-feira (22) pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
Samambaia é uma região grande, importante, e agora vai receber essa presença maciça do governo, com todos os órgãos juntos trabalhando em parceria com a comunidade para deixar a cidade cada vez mais bonita e limpa”, disse o governador na solenidade de lançamento das ações.
Um dos principais focos do Cidades Limpas na região é o combate a pontos irregulares de descarte de lixo. Em ação prévia, a administração regional mapeou três locais usados para despejo clandestino de entulho: o Parque Ecológico Gatumé e as áreas verdes das Quadras 608/10 e 217/117. Também foram indicados cerca de 30 locais onde há acúmulo de lixo em menor proporção.
O secretário das Cidades, Marcos Dantas, ressaltou a importância da participação popular. “É preciso depositar lixo no local certo. A população precisa fazer a sua parte.”
Ações ajudam na redução dos casos de dengue
No lançamento em Samambaia, Rollemberg destacou que ações desse tipo têm contribuído para a redução do número de casos de dengue, zika vírus e chikungunya.
São doenças perigosas que podem levar até a morte, causam desconforto enorme. Ao mesmo tempo, além desse benefício, a redução significa diminuição na pressão sobre os hospitais”, completou Rollemberg.
O último informativo epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, em 17 de maio, apontou que o DF identificou 1.928 casos prováveis de dengue. Desse total, 1.653 são de moradores locais, e 275, de outras unidades da Federação.
Os números representam uma queda de 89,05% na incidência da doença em relação ao mesmo período de 2016. No ano passado, foram 17.623 registros.
Mutirão inclui recolhimento de carcaças de automóveis
O último grande mutirão em Samambaia ocorreu em outubro, quando a região foi atingida por forte temporal. No entanto, Rollemberg destacou outras ações do governo de Brasília em Samambaia, como a entrega de dois terminais rodoviários — na QN 527 e na QR 1333 —, a inauguração da sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a abertura cinco creches e a instalação da nova sede do centro de línguas da região, além de obras de drenagem no centro da região.
O mutirão inclui ainda serviços da Polícia Civil para emissão da carteira de identidade, recolhimento de carcaças de automóveis abandonadas, troca de lâmpadas, revitalização de faixas de pedestres, pintura de quebra-molas e meios-fios e limpeza e desobstrução de bocas de lobo. Também haverá podas de árvore, roçagem de áreas verdes e operações tapa-buraco.
Lançado em novembro do ano passado, o programa Cidades Limpas já passou por 12 regiões: Gama, Itapoã, Paranoá, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Brazlândia (duas vezes), Ceilândia (duas vezes), Guará, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Vila Planalto.

Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários