QUESTIONAMENTO DE FRAGA GERA POLÊMICA NO CORPO DE BOMBEIROS

Em reunião na comissão de Segurança Pública, o Deputado Alberto Fraga levou a conhecimento do Comando do Corpo de Bombeiros reclamações que tem recebido de cidadãos sobre a intervenção feita por Bombeiros Militares nas vias de trânsito do Distrito federal. O parlamentar além de questionar informou que estava repassando as reclamações.
     Fraga afirma no vídeo da TV Câmara, que a credibilidade do Corpo de Bombeiros pode ser atingida por fechar vias desnecessariamente.
Assista o vídeo completo logo abaixo, com a resposta do Comandante do CBMDF.

O deputado desconhece as ações do Corpo de Bombeiros, pois elas são baseadas em doutrinas de empregos operacionais (Procedimento Operacional Padrão), que visam em atuar nos acidentes de automobilísticos nas vias do Distrito Federal, como também na segurança do militar que está atendendo a ocorrência e da vítima que necessita deste atendimento prioritário, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito. Ou seja, essa intervenção não é algo discricionário do Corpo de Bombeiro.
Vale ressaltar também, que tais medidas agora são aplicadas com mais rigor após a perda do Bombeiro Militar sargento Antônio Tadeu Botelho dos Santos, que realizava a prevenção em um acidente de trânsito quando estava sinalizando a via e seguindo todas as recomendações e procedimentos que a corporação adota, como também de dois militares que foram atropelados na BR-020 em 2016, enquanto socorriam uma vítima de acidente.
    Os parlamentares poderiam de alguma forma tentar entender a rotina daqueles que estão 24 horas por dia em defesa da sociedade, a falta de conhecimento de nossas rotinas geram questionamentos em que nada contribui com a nossa missão institucional que é a preservação da vida.
Por Bombeiros DF.