ÔNIBUS TERÃO BOTÃO DE PÂNICO NO DF

Os veículos do transporte público do Distrito Federal deverão ter em seu interior um "Botão do Pânico" para casos de assalto e violência. O Projeto de Lei 1.246/2016, de autoria do deputado Claudio Abrantes (sem partido), foi aprovado nesta quinta-feira (29) pelo plenário da Câmara Legislativa e segue para sanção do governador.
O "Botão do Pânico" deverá ser instalado pelas concessionárias do transporte, sem custo para o governo. Só nos primeiros quatro meses de 2017 (janeiro a abril), a Secretaria de Segurança registrou 987 roubos a coletivos - mais de oito por dia.
   "O Estado tem o dever de proteger o cidadão e tenho certeza que esse botão dará um pouco mais de tranquilidade aos trabalhadores do transporte e aos passageiros", apontou Abrantes.
Ao ser acionado pelo motorista, o dispositivo entrará em contato com uma central de monitoramento, que comunicará as autoridades de segurança competentes.
O PL aprovado também prevê que o botão modifique o letreiro do ônibus avisando aos que estão de fora sobre a ocorrência.

Fonte: Assessoria do Deputado Claudio Abrantes