FÁBRICA SOCIAL DO DF SORTEIA 1.450 VAGAS PARA CURSOS QUE COMEÇAM EM AGOSTO

A Fábrica Social, programa de capacitação profissional do governo do Distrito Federal, vai receber 1.450 pessoas com entre 14 e 60 anos a partir de agosto.
A seleção dos candidatos, inscritos no processo seletivo, será feita às 10h desta terça-feira (18) por meio de sorteio. Ao todo, há 2.683 concorrentes – veja lista online.
O sorteio será realizado pela Companhia de Planejamento (Codeplan), sob fiscalização da Controladoria-Geral do DF, por um sistema informatizado.
O resultado final e o cadastro de reserva somente poderão ser acessados a partir desta sexta (21) no site da Secretaria do Trabalho. (Veja cursos e vagas abaixo).
A matrícula será realizada entre 24 e 28 de julho por agendamento na sede da Fábrica Social, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento. Por isso, a Codeplan recomenda que candidatos atualizem o número de telefone no cadastro.
Para se matricular, o candidato deve apresentar foto 3x4, número do NIS (Cadastro Único, atualizado com renda per capita de até R$ 170), CPF, RG, cateira de trabalho, comprovante de residência (se tiver), comprovante de escolaridade (se tiver), laudo médico (para categoria de pessoas com deficiência) e declaração de unidade socioeducativa (para categoria de adolescentes em conflito com a lei). É preciso levar os documentos originais e em cópia.
Confecção de vestuário, acessórios e materiais esportivos (1 mil vagas)
Instalação e manutenção de placas fotovoltaicas (150 vagas)
Produção e cultivo de alimentos saudáveis em meio urbano (150 vagas)
Marcenaria com madeiras recicláveis (100 vagas)
Construção civil (50 vagas)

Fábrica Social
O programa tem como principal objetivo promover a educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e, assim, oportunizar a inserção no mercado de trabalho, bem como oferecer a possibilidade de autonomia socioeconômica.
Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ter renda de até R$ 170, idade mínima de 16 anos e não ter participado do programa.
No último edital, 85% das vagas foram destinadas ao cadastro geral, 5% a pessoas com deficiência, 5% a idosos com 60 anos ou mais e 5% a adolescentes em conflito com a lei — de 14 a 18 anos incompletos.