VINTE QUATRO ANOS DA PRESENÇA FEMININA DENTRO DO CBMDF

Por Grazielle Ferreira
      Neste sábado de 01 de junho de 2017 completa vinte quatro anos do ingresso de mulheres no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
O ano de 1993 foi um marco para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, pois neste ano ingressaram 3 Alunos-Oficiais feminino no Curso de Formação de Oficiais bem como de 42 soldados femininos no CBMDF. É o início da participação das mulheres na Corporação.
A luta para o ingresso de mulheres no militarismo vem de longa data desde de quando Maria Quitéria foi a primeira a romper este elo e alistou-se no exército. Ela se disfarçou de homem, quando descoberta criaram um saiote para sua farda, ela se destacou pelo manejo das armas, chegando a receber honra de 1º cadete além de outras homenagens.
Hoje Bombeiros Feminino que ingressaram na corporação romperam barreiras e chegam a ter lugar de destaque nos dias de hoje dentro do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, algumas delas chegam a estar entre os três melhores militares de um curso de formação de praça com mais de 500 militares. As oficiais que ingressaram em 1993 hoje são Tenente Coronéis e exercem funções de destaque.
Além do cuidado com a beleza, muitas das bombeiras que ingressaram depois de 1993, vieram para transformar o ambiente do Corpo de Bombeiros, mostrar que as mulheres também podem conquistar o seu lugar nesta honrosa corporação.