BOMBEIROS COLOMBIANOS RECEBEM TREINAMENTO EM BRASÍLIA

Uma delegação da Colômbia, composta por oito bombeiros e quatro integrantes do governo do país vizinho, visitou nesta quarta-feira (30) unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
A visita faz parte da Cooperação Técnica Internacional intermediada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.
O objetivo da viagem dos colombianos é aprender técnicas de resgate e salvamento, além de conhecer a estrutura técnica e administrativa dos bombeiros brasileiros.
Entre os integrantes da delegação está o comandante do Corpo de Bombeiros do município de La Unión, Arquimedes Mejia, que participou do resgate das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense, em novembro de 2016.
Mejia, que ajudou a retirar os quatro sobreviventes da tragédia, conta como foi duro chegar à cena do acidente e lamenta a escassez de recursos no seu país. “O Brasil tem muitos equipamentos que não temos”, avalia.

A delegação chegou ao Brasil no domingo (27) e fica até sexta-feira (1º). Nesse tempo, os visitantes percorrerão sete unidades operacionais e sete administrativas.
Desde segunda-feira, eles já viram demonstração de resgate de vítimas e assistiram a palestras e simulações de incêndio. Conheceram também equipamentos e tecnologias utilizados pelos profissionais do DF.
Na visita desta tarde eles puderam ver duas simulações em uma pista de treinamento de pilotagem operacional, ocasião em que foi demonstrado como é feito o motorresgate.
Também foi apresentado para os visitantes uma simulação com fogo no batalhão do Pistão Sul. Nessa demonstração, foram mostrados equipamentos de alta tecnologia como a do uso de espuma em vez de água para apagar incêndios.
O acordo de cooperação surgiu da necessidade dos bombeiros colombianos de aprimorar suas técnicas socorristas, pois o país trabalha com voluntários na maior parte desses serviços.
O chefe da Assessoria Internacional de Cooperação Técnica do CBMDF, major Fábio Moreira, explica que a corporação brasiliense foi escolhida por já estar acostumada a prestar serviço de capacitação a outros países.
Entre outros países, já receberam treinamento dos bombeiros do DF: República Dominicana, Panamá, Costa Rica, Guatemala, El Salvador e Nicarágua.
Para o major, é gratificante receber esses voluntários, ainda mais depois do ocorrido com o avião da Chapecoense. “Houve uma comoção mundial. Eles desenvolveram um bom trabalho, mesmo com todas as dificuldades”, relembra.
Tanto, segundo o major, que eles conseguiram resgataar quatro pessoas vivas. “É sempre bom poder ajudar, para que eles possam atender melhor as pessoas do país deles”, completa.
Após essa visita, a Colômbia receberá uma capacitação para 60 bombeiros voluntários. O curso será dividido em duas turmas, uma em outubro e outra em março de 2018.
Para Claudia Osório, gerente de Municípios do governo de Antioquia, estado colombiano, a visita é muito importante pois os profissionais de lá, por serem voluntários, não exercem dedicação exclusiva e não recebem recursos do governo, como no Brasil.
Para nós, é importante aprender a logística e a regulamentação. Nessa visita vimos coisas que podemos melhorar em nosso país”, ressalta a gerente.