“ESTOU VELHO, MAS NÃO VELHACO!”, DIZ FREJAT AO FALAR SOBRE PROVÁVEL CANDIDATURA EM 2018

Em entrevista coletiva a jornalistas e blogueiros da ABBP, nesta quarta-feira (22), o médico Jofran Frejat (PR), que disputou o segundo turno da eleição de 2014, como candidato a governador do Distrito Federal, respondeu a uma pergunta que muitos fazem: se diante dos seus 80 anos de idade, será candidato em 2018. “Estou velho, mas não velhaco. Se me escolherem como candidato eu estarei na luta”, disse
Por Toni Duarte
Frejat deixou claro que não irá brigar ou fazer cabo de guerra para ser o candidato em 2018  “a isso ou aquilo”, dentro do grupo em que está inserido o qual conta com outros bons nomes que lutam para se cacifar como tal.
Ele disse que na semana passada, o grupo fez uma reunião e que só soube por meio dos jornais. “Não me convidaram, nem mesmo o presidente do meu partido, o PR. Foi estranho isso. Mesmo assim, não estou zangado”.
Dentro desse grupo, continuo cumprindo o acordo feito de que, quem tiver melhor nas pesquisas, no próximo ano, teria o apoio de todos. Ocorre, que vários desses nomes já estão dizendo que são pré-candidatos a governador, independente deste entendimento. Eu continuo honrado o que foi firmado, apesar do meu nome aparecer entre os primeiros mais bem pontuados nas pesquisas”, afirmou.
Também esclareceu sobre um encontro entre ele, o senador Cristovam Buarque (PPS) e o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT). “Nada disso aconteceu”, desmentiu.
Frejat disse que não pode se negar a ouvir todos os que o procuram. “Ultimamente, em Brasília, estão usando o termo direita e esquerda como elemento para adquirir votos. Não faço divisão sobre o que é esquerda ou direita. Isso não é uma preocupação. Aliás, há uma coisa muito curiosa comigo: sou destro da mão e canhoto do pé. Não sei por que isso aconteceu. Nasci assim”.
Segundo Jofran Frejat, política não se faz ciscando pra fora por correr o risco de não dar certo. “Política se faz é trabalhando pra dentro e que ninguém se iluda de que o atual governador, com a força e a caneta nas mãos não possa ter a grande possibilidade de crescer eleitoralmente”.
Para Frejat, o fato do nome dele aparecer bem pontuado nas pesquisas se dar em razão de ter sido candidato a governador do DF em 2014, e que é natural que o seu nome esteja no consciente do eleitorado brasiliense.
Para o meu nome aparecer nas pesquisas, acredito que seja por conta da eleição passada e pelo meu trabalho ao longo dos anos na área da saúde, o que reflete com mais intensidade por causa da situação caótica que passa a saúde do DF. Somam-se a isto a lisura de procedimento que carrego comigo. Julgo que esses são os principais elementos que me fazem está bem no consciente popular”, apontou.
Por fim, Jofran Frejat disse que não pleiteou ser candidato a governador e nem a senador. No entanto, confirmou aos jornalistas e blogueiros da ABBP que tem sido insistentemente procurado por inúmeros setores da sociedade para encarar as urnas em 2018. “O meu interesse é trabalhar e recuperar Brasília. Qual a posição? Não sei dizer agora”.